Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Maria da Luz Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44283
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto social de ensino de espanhol como locus de resistência e formação de gerações com consciência crítica e dispostas a transformar seu ambiente a partir de uma nova percepção de mundo. Denominado “Guamá Bilíngue”, este projeto de ensino, pesquisa e extensão existe desde 2010, é subsidiado pela PROEG ou PROEX ou administração superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como meta promover a (re)educação social de estudantes de bairros periféricos de Belém, por meio do Espanhol Língua Estrangeira (E/LE). No entanto, o Guamá Bilíngue abrange muito mais, porque atua auxiliando na formação docente e acadêmica, proporcionando experiências inesquecíveis em tais áreas. A proposta faz com que os próprios docentes (bolsistas e voluntários) comecem a comparar e encarar a sua formação como futuros professores, os quais serão responsáveis pela constituição de novos cidadãos, visando à (re)educação social, na qual a resistência atua para formar professores mais reflexivos e críticos, com a capacidade de se depararem com conceitos e caminhos que serão necessários para alcançar o objetivo do projeto e em sua vida acadêmica. Tendo em vista que este tem a intenção de reconstruir e, ao mesmo tempo, desconstruir pensamentos voltados para questões sociais como alcoolismo, bullying, violência de gênero, preconceito em vários níveis, acreditamos que esta formação crítica e social atinge o (a) estudante de graduação na primeira escala que é previamente treinado(a) pelo projeto, a atuar como professor “ideal” para que só assim o graduando/professor possa desenvolver a formação cidadã de seus alunos em sala de aula.
id VERACRUZ-0_7a2d7a5ffb9f724022cf2fe2ac260955
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44283
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistanceGuamá BilíngueDocênciaResistênciaFormação.Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto social de ensino de espanhol como locus de resistência e formação de gerações com consciência crítica e dispostas a transformar seu ambiente a partir de uma nova percepção de mundo. Denominado “Guamá Bilíngue”, este projeto de ensino, pesquisa e extensão existe desde 2010, é subsidiado pela PROEG ou PROEX ou administração superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como meta promover a (re)educação social de estudantes de bairros periféricos de Belém, por meio do Espanhol Língua Estrangeira (E/LE). No entanto, o Guamá Bilíngue abrange muito mais, porque atua auxiliando na formação docente e acadêmica, proporcionando experiências inesquecíveis em tais áreas. A proposta faz com que os próprios docentes (bolsistas e voluntários) comecem a comparar e encarar a sua formação como futuros professores, os quais serão responsáveis pela constituição de novos cidadãos, visando à (re)educação social, na qual a resistência atua para formar professores mais reflexivos e críticos, com a capacidade de se depararem com conceitos e caminhos que serão necessários para alcançar o objetivo do projeto e em sua vida acadêmica. Tendo em vista que este tem a intenção de reconstruir e, ao mesmo tempo, desconstruir pensamentos voltados para questões sociais como alcoolismo, bullying, violência de gênero, preconceito em vários níveis, acreditamos que esta formação crítica e social atinge o (a) estudante de graduação na primeira escala que é previamente treinado(a) pelo projeto, a atuar como professor “ideal” para que só assim o graduando/professor possa desenvolver a formação cidadã de seus alunos em sala de aula.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4428310.34117/bjdv8n2-287Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12786-12801Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12786-12801Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12786-128012525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44283/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ana Maria de Jesus Ribeiro daSales, Maria da Luz Lima2022-03-02T14:25:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44283Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:39.439082Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
title Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
spellingShingle Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro da
Guamá Bilíngue
Docência
Resistência
Formação.
title_short Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
title_full Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
title_fullStr Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
title_full_unstemmed Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
title_sort Formação dos futuros professores de língua tendo a docência como resistência / Training future language teachers with teaching as resistance
author Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro da
author_facet Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro da
Sales, Maria da Luz Lima
author_role author
author2 Sales, Maria da Luz Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Maria de Jesus Ribeiro da
Sales, Maria da Luz Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Guamá Bilíngue
Docência
Resistência
Formação.
topic Guamá Bilíngue
Docência
Resistência
Formação.
description Este trabalho tem como objetivo apresentar um projeto social de ensino de espanhol como locus de resistência e formação de gerações com consciência crítica e dispostas a transformar seu ambiente a partir de uma nova percepção de mundo. Denominado “Guamá Bilíngue”, este projeto de ensino, pesquisa e extensão existe desde 2010, é subsidiado pela PROEG ou PROEX ou administração superior da Universidade Federal do Pará (UFPA) e tem como meta promover a (re)educação social de estudantes de bairros periféricos de Belém, por meio do Espanhol Língua Estrangeira (E/LE). No entanto, o Guamá Bilíngue abrange muito mais, porque atua auxiliando na formação docente e acadêmica, proporcionando experiências inesquecíveis em tais áreas. A proposta faz com que os próprios docentes (bolsistas e voluntários) comecem a comparar e encarar a sua formação como futuros professores, os quais serão responsáveis pela constituição de novos cidadãos, visando à (re)educação social, na qual a resistência atua para formar professores mais reflexivos e críticos, com a capacidade de se depararem com conceitos e caminhos que serão necessários para alcançar o objetivo do projeto e em sua vida acadêmica. Tendo em vista que este tem a intenção de reconstruir e, ao mesmo tempo, desconstruir pensamentos voltados para questões sociais como alcoolismo, bullying, violência de gênero, preconceito em vários níveis, acreditamos que esta formação crítica e social atinge o (a) estudante de graduação na primeira escala que é previamente treinado(a) pelo projeto, a atuar como professor “ideal” para que só assim o graduando/professor possa desenvolver a formação cidadã de seus alunos em sala de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44283
10.34117/bjdv8n2-287
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44283
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44283/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12786-12801
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12786-12801
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12786-12801
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645584157900800