A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ramily Maciel
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa, Souza, Raquel Soares, Silva, Thiago Sousa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118
Resumo: Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares.
id VERACRUZ-0_7ad07c26856fcec05b0aba77f6d15e9d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21118
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical momentEducação EspecialInclusãoPessoas Com DeficiênciaHistória da Educação.Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2111810.34117/bjdv6n12-127Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95209-95219Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95209-95219Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95209-952192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118/16826Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Ramily MacielMedeiros, Luciano Tadeu CorrêaSouza, Raquel SoaresSilva, Thiago Sousa da2021-06-07T20:45:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:45.455691Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
title A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
spellingShingle A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
Matos, Ramily Maciel
Educação Especial
Inclusão
Pessoas Com Deficiência
História da Educação.
title_short A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
title_full A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
title_fullStr A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
title_full_unstemmed A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
title_sort A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
author Matos, Ramily Maciel
author_facet Matos, Ramily Maciel
Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa
Souza, Raquel Soares
Silva, Thiago Sousa da
author_role author
author2 Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa
Souza, Raquel Soares
Silva, Thiago Sousa da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ramily Maciel
Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa
Souza, Raquel Soares
Silva, Thiago Sousa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão
Pessoas Com Deficiência
História da Educação.
topic Educação Especial
Inclusão
Pessoas Com Deficiência
História da Educação.
description Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118
10.34117/bjdv6n12-127
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118/16826
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95209-95219
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95209-95219
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95209-95219
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645496323932160