A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118 |
Resumo: | Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares. |
id |
VERACRUZ-0_7ad07c26856fcec05b0aba77f6d15e9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21118 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical momentEducação EspecialInclusãoPessoas Com DeficiênciaHistória da Educação.Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2111810.34117/bjdv6n12-127Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95209-95219Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95209-95219Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95209-952192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118/16826Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Ramily MacielMedeiros, Luciano Tadeu CorrêaSouza, Raquel SoaresSilva, Thiago Sousa da2021-06-07T20:45:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21118Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:45.455691Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
title |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
spellingShingle |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment Matos, Ramily Maciel Educação Especial Inclusão Pessoas Com Deficiência História da Educação. |
title_short |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
title_full |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
title_fullStr |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
title_full_unstemmed |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
title_sort |
A educação especial e a inclusão da pessoa com deficiência no contexto escolar Brasileiro: breve diálogo e alguns apontamentos sobre um momento histórico / Special education and the inclusion of persons with disabilities in the Brazilian school context: a brief dialogue and some notes about a historical moment |
author |
Matos, Ramily Maciel |
author_facet |
Matos, Ramily Maciel Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa Souza, Raquel Soares Silva, Thiago Sousa da |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa Souza, Raquel Soares Silva, Thiago Sousa da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ramily Maciel Medeiros, Luciano Tadeu Corrêa Souza, Raquel Soares Silva, Thiago Sousa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Pessoas Com Deficiência História da Educação. |
topic |
Educação Especial Inclusão Pessoas Com Deficiência História da Educação. |
description |
Este artigo trata da Educação Especial no contexto da Educação brasileira. Tem como objetivo dialogar sobre a forma como a proposta de educação especializada contribuiu para a inclusão da Pessoa Com Deficiência no processo educativo escolar brasileiro. Traz como recorte histórico o período que compreende a década de 60 a década de 90, até o momento da sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional. O trabalho resulta de uma pesquisa de revisão bibliográfica de autores que tratam dos temas Educação Especial, Inclusão e Educação, buscando, à luz dos pressupostos desses autores, construir um diálogo acerca das questões históricas que envolvem a Educação Especial e sua perspectiva inclusiva nesse período. Os resultados indicam que a Educação Especial perpassa vários momentos importantes durante o período, até se estabelecer como uma modalidade de ensino segundo a legislação, ajudando a impulsionar a Educação para um atendimento educacional voltado para a inclusão da Pessoa Com Deficiência em meio a uma história de resistência e luta pela garantia do direito à Educação daqueles que se encontravam historicamente excluídos dos processos educativos escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118 10.34117/bjdv6n12-127 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21118/16826 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95209-95219 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95209-95219 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95209-95219 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645496323932160 |