Impacto da pandemia Covid-19 na formação de acadêmicos de odontologia da Univerdade Prof. Edson Antônio Velano - Unifenas - Campus Alfenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alissa Tamara
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lefol, Mauthos Sepini, Terra, Gustavo Miranda, Xavier, Marina Coelho, Filho, Aluísio Eustáquio de Freitas Miranda, Veloso, Roberta Bessa, Souza, Danyele Cambraia Franco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56656
Resumo: O Brasil, assim como o mundo todo, enfrentou um período delicado devido à pandemia da COVID-19, que tornou necessárias diversas restrições visando prevenir o contágio do vírus, situação essa que afetou diretamente os métodos de ensino durante a pandemia, sobretudo no curso de Odontologia. Uma das principais mudanças na área de educação foi a transição da modalidade de ensino presencial para o ensino à distância ou remoto, permitindo cursos que antes não podiam ser administrados online, fossem autorizados pelo Ministério da Educação a atuarem nessa modalidade. O grande desafio dessa transição para a Odontologia foi a diminuição das aulas práticas de laboratório e no ambiente clínico, além da possível falta de infraestrutura das instituições de ensino para administrar o curso nessa modalidade de ensino. Essa situação pode ter impactado tanto positivamente, quanto negativamente na formação dos acadêmicos dessa área, portanto, o objetivo deste trabalho, é apresentar dados qualitativos a respeito do impacto da pandemia do COVID-19 na formação acadêmica dos estudantes de odontologia, e, desta forma, apontar o nível de aproveitamento dos acadêmicos no ensino remoto e suas respectivas reposições de atividades práticas. Foi feito um estudo campo, observacional transversal, qualitativo, por meio de um questionário eletrônico na plataforma Google Forms, aplicado aos alunos do quarto, quinto, sexto, sétimo e oitavo período matriculados no curso de odontologia no ano letivo de 2022 na Universidade José do Rosário Vellano – Unifenas – Câmpus Alfenas. O questionário e o termo de consentimento foram enviados aos alunos de acordo com seu período por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, devido ao cenário pandêmico atual. Assim, após a coleta dos dados foi feita a estatística descritiva apresentando os resultados qualitativos da pesquisa.
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