Estudo sobre efeitos do fenômeno de underpricing em ofertas públicas iniciais no brasil no período de 2010 a 2016 / Study on effects of the underpricing phenomenon on initial public offers in brazil from 2010 to 2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonon, Bruna Pascualin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24012
Resumo: Com o objetivo de contribuir para o debate e pesquisas envolvendo o fenômeno do underpricing nas Ofertas Públicas Iniciais no Brasil, este artigo analisou 38 empresas que abriram seu capital no período de Janeiro de 2010 a Dezembro de 2016, na B3. Procurou-se verificar a ocorrência ou não do fenômeno por meio da comparação entre a média do retorno das ações em seu 1º, 7º e 30º dia de negociação, com a média do retorno do mercado nos dias respectivos à negociação da ação. São abordadas algumas teorias que buscam explicar os motivos pelo qual pode existir um deságio no preço das ações, entre elas: assimetria informacional, teoria da sinalização, teoria da agência, teoria de controle e vieses comportamentais. O presente estudo expõe as teorias supracitadas, mas não estabelece alinhamento entre essas, e os resultados obtidos. Os resultados confirmaram a existência do fenômeno do underpricing nas Ofertas Públicas Iniciais estudadas, onde a média dos retornos das ações no seu primeiro dia de negociação foi de 1,02%, enquanto o retorno do mercado foi de -0,25%, para o 7º e 30º dia de negociação, a média dos retornos também foi positiva. Ressalta-se a importância da pesquisa sobre as empresas de capital aberto para uma maior eficiência do mercado financeiro brasileiro. 
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