Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Sousa, Reudismam Rolim, Silva, Verônica Maria Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160
Resumo: O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros.
id VERACRUZ-0_7ba77c29bae81a77aa5bb5b758d49f23
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30160
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school studentsO fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitosabstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da FísicO fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3016010.34117/bjdv.v7i5.30160Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51258-51268Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51258-51268Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51258-512682525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160/23755Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Pedro Henriquede Sousa, Reudismam RolimSilva, Verônica Maria Lima2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30160Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:02.934184Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
title Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
spellingShingle Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
da Costa, Pedro Henrique
O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos
abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic
title_short Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
title_full Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
title_fullStr Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
title_full_unstemmed Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
title_sort Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
author da Costa, Pedro Henrique
author_facet da Costa, Pedro Henrique
de Sousa, Reudismam Rolim
Silva, Verônica Maria Lima
author_role author
author2 de Sousa, Reudismam Rolim
Silva, Verônica Maria Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Pedro Henrique
de Sousa, Reudismam Rolim
Silva, Verônica Maria Lima
dc.subject.por.fl_str_mv O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos
abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic
topic O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos
abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic
description O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160
10.34117/bjdv.v7i5.30160
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160/23755
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51258-51268
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51258-51268
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51258-51268
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534059036672