Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160 |
Resumo: | O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros. |
id |
VERACRUZ-0_7ba77c29bae81a77aa5bb5b758d49f23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30160 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school studentsO fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitosabstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da FísicO fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3016010.34117/bjdv.v7i5.30160Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51258-51268Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51258-51268Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51258-512682525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160/23755Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Pedro Henriquede Sousa, Reudismam RolimSilva, Verônica Maria Lima2022-02-25T21:45:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30160Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:02.934184Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
title |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
spellingShingle |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students da Costa, Pedro Henrique O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic |
title_short |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
title_full |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
title_fullStr |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
title_full_unstemmed |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
title_sort |
Agitador de moléculas de baixo custo para aplicação experimental relacionada à teoria cinética dos gases para alunos do ensino médio / Low-cost molecule stirrer for experimental application related to kinetic theory of gases for high school students |
author |
da Costa, Pedro Henrique |
author_facet |
da Costa, Pedro Henrique de Sousa, Reudismam Rolim Silva, Verônica Maria Lima |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa, Reudismam Rolim Silva, Verônica Maria Lima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Pedro Henrique de Sousa, Reudismam Rolim Silva, Verônica Maria Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic |
topic |
O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Físic |
description |
O fato de trabalhar conceitos abstratos torna a disciplina de Física difícil para alguns alunos. Para muitos, abstrair e relacionar os conceitos vistos em sala de aula com a vida real é uma grande dificuldade. Para auxiliar no ensino-aprendizagem da Física muitos kits foram desenvolvidos, cada um abordando assuntos diferentes da Física. Porém, nota-se a falta de um kit que auxilie no aprendizado da teoria cinética dos gases. Neste trabalho, propõe-se a criação de um kit para auxiliar no ensino-aprendizagem da teoria cinética dos gases para os estudantes do ensino médio. Como resultado, identificou-se semelhanças entre o movimento das missangas, usadas como moléculas para o agitador, e o movimento das moléculas dos gases. Avaliando a proposta com um especialista, ele ressaltou a importância do desenvolvimento destes kits para o ensino de Física e sugeriu trabalhos futuros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160 10.34117/bjdv.v7i5.30160 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30160/23755 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 51258-51268 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 51258-51268 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 51258-51268 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534059036672 |