A influência das construções sociais sobre a vivência da sexualidade: um olhar para alunos da educação básica / The influence of social constructions on the experience of sexuality: a look at basic education students
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27674 |
Resumo: | A diversidade de alunos que frequentam o ambiente escolar reforça a importância de abordar temáticas relacionadas à educação para a sexualidade na educação básica, visto que essa abrange aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Considerando a dificuldade de alguns professores da rede de ensino em relação ao desenvolvimento da temática e a importância do mesmo, o projeto de extensão “Educação para a Sexualidade: uma Proposta Conscientizadora para Alunos e Professores da Educação Básica” desenvolve atividades em escolas de educação básica objetivando promover a formação do sujeito como um todo, para que ele possa se perceber como um indivíduo ativo, sendo capaz de mudar sua trajetória de vida. O presente artigo apresenta um recorte dos resultados do projeto, relacionado ao desenvolvimento dos temas sexualidade e suas concepções; identidade social; autoestima; autoaceitação e autocuidado. Para o desenvolvimento das temáticas utilizou-se aulas expositivas dialogadas, vídeos e dinâmicas por meio de diferentes estratégias de ensino remoto que proporcionaram a reflexão dos alunos diante dos assuntos apresentados. Esses recursos, possibilitaram a participação ativa dos discentes, permitindo a troca de conhecimento e a promoção ao respeito da diversidade, ao invés de uma mera transmissão de conhecimentos, alcançou-se a humanização do processo de ensino/aprendizagem, a sensibilização mútua e a conscientização acerca das temáticas abordadas: preconceito, estereótipo, normatividade e hierarquização das características e comportamentos humanos diante da diversidade. |
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A influência das construções sociais sobre a vivência da sexualidade: um olhar para alunos da educação básica / The influence of social constructions on the experience of sexuality: a look at basic education studentsEducação para a SexualidadeEducação BásicaPreconceitoEstereótiposAutoestima.A diversidade de alunos que frequentam o ambiente escolar reforça a importância de abordar temáticas relacionadas à educação para a sexualidade na educação básica, visto que essa abrange aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Considerando a dificuldade de alguns professores da rede de ensino em relação ao desenvolvimento da temática e a importância do mesmo, o projeto de extensão “Educação para a Sexualidade: uma Proposta Conscientizadora para Alunos e Professores da Educação Básica” desenvolve atividades em escolas de educação básica objetivando promover a formação do sujeito como um todo, para que ele possa se perceber como um indivíduo ativo, sendo capaz de mudar sua trajetória de vida. O presente artigo apresenta um recorte dos resultados do projeto, relacionado ao desenvolvimento dos temas sexualidade e suas concepções; identidade social; autoestima; autoaceitação e autocuidado. Para o desenvolvimento das temáticas utilizou-se aulas expositivas dialogadas, vídeos e dinâmicas por meio de diferentes estratégias de ensino remoto que proporcionaram a reflexão dos alunos diante dos assuntos apresentados. Esses recursos, possibilitaram a participação ativa dos discentes, permitindo a troca de conhecimento e a promoção ao respeito da diversidade, ao invés de uma mera transmissão de conhecimentos, alcançou-se a humanização do processo de ensino/aprendizagem, a sensibilização mútua e a conscientização acerca das temáticas abordadas: preconceito, estereótipo, normatividade e hierarquização das características e comportamentos humanos diante da diversidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2767410.34117/bjdv7n4-103Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 34837-34850Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 34837-34850Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 34837-348502525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27674/21898Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Beatriz TemoteoCardoso, Eliane VianaCarvalho, Gabriel Roel EliasTosta, Larissa MartinsAcrani, Simone2021-07-28T18:56:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27674Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:53.545044Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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