A influência das construções sociais sobre a vivência da sexualidade: um olhar para alunos da educação básica / The influence of social constructions on the experience of sexuality: a look at basic education students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Beatriz Temoteo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cardoso, Eliane Viana, Carvalho, Gabriel Roel Elias, Tosta, Larissa Martins, Acrani, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27674
Resumo: A diversidade de alunos que frequentam o ambiente escolar reforça a importância de abordar temáticas relacionadas à educação para a sexualidade na educação básica, visto que essa abrange aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Considerando a dificuldade de alguns professores da rede de ensino em relação ao desenvolvimento da temática e a importância do mesmo, o projeto de extensão “Educação para a Sexualidade: uma Proposta Conscientizadora para Alunos e Professores da Educação Básica” desenvolve atividades em escolas de educação básica objetivando promover a formação do sujeito como um todo, para que ele possa se perceber como um indivíduo ativo, sendo capaz de mudar sua trajetória de vida. O presente artigo apresenta um recorte dos resultados do projeto, relacionado ao desenvolvimento dos temas sexualidade e suas concepções; identidade social; autoestima; autoaceitação e autocuidado. Para o desenvolvimento das temáticas utilizou-se aulas expositivas dialogadas, vídeos e dinâmicas por meio de diferentes estratégias de ensino remoto que proporcionaram a reflexão dos alunos diante dos assuntos apresentados. Esses recursos, possibilitaram a participação ativa dos discentes, permitindo a troca de conhecimento e a promoção ao respeito da diversidade, ao invés de uma mera transmissão de conhecimentos, alcançou-se a humanização do processo de ensino/aprendizagem, a sensibilização mútua e a conscientização acerca das temáticas abordadas: preconceito, estereótipo, normatividade e hierarquização das características e comportamentos humanos diante da diversidade.
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