O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-183 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização. |
id |
VERACRUZ-0_7ccad1fe11634d52f774942c8963bec2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50303 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the lettersprocesso de alfabetizaçãopré-escolaperíodos de desenvolvimento.Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5030310.34117/bjdv8n7-183Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51461-51478Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51461-51478Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51461-514782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDossena, Gisele AparecidaBueno, Cristiane Aparecida RibeiroScolaro, Julian Monique NazarioMartini, Emanuelle LuanaMuller, Marineide AparecidaCorrêa, Rosane Aparecida Brandalise2022-07-27T18:36:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50303Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:00.223994Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
title |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
spellingShingle |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters Dossena, Gisele Aparecida processo de alfabetização pré-escola períodos de desenvolvimento. Dossena, Gisele Aparecida processo de alfabetização pré-escola períodos de desenvolvimento. |
title_short |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
title_full |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
title_fullStr |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
title_sort |
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters |
author |
Dossena, Gisele Aparecida |
author_facet |
Dossena, Gisele Aparecida Dossena, Gisele Aparecida Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Scolaro, Julian Monique Nazario Martini, Emanuelle Luana Muller, Marineide Aparecida Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Scolaro, Julian Monique Nazario Martini, Emanuelle Luana Muller, Marineide Aparecida Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise |
author_role |
author |
author2 |
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Scolaro, Julian Monique Nazario Martini, Emanuelle Luana Muller, Marineide Aparecida Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dossena, Gisele Aparecida Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro Scolaro, Julian Monique Nazario Martini, Emanuelle Luana Muller, Marineide Aparecida Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
processo de alfabetização pré-escola períodos de desenvolvimento. |
topic |
processo de alfabetização pré-escola períodos de desenvolvimento. |
description |
Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303 10.34117/bjdv8n7-183 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51461-51478 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51461-51478 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51461-51478 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183690393878529 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-183 |