O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dossena, Gisele Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro, Scolaro, Julian Monique Nazario, Martini, Emanuelle Luana, Muller, Marineide Aparecida, Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n7-183
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização.
id VERACRUZ-0_7ccad1fe11634d52f774942c8963bec2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50303
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the lettersprocesso de alfabetizaçãopré-escolaperíodos de desenvolvimento.Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5030310.34117/bjdv8n7-183Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51461-51478Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51461-51478Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51461-514782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDossena, Gisele AparecidaBueno, Cristiane Aparecida RibeiroScolaro, Julian Monique NazarioMartini, Emanuelle LuanaMuller, Marineide AparecidaCorrêa, Rosane Aparecida Brandalise2022-07-27T18:36:54Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50303Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:00.223994Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
title O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
spellingShingle O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
Dossena, Gisele Aparecida
processo de alfabetização
pré-escola
períodos de desenvolvimento.
Dossena, Gisele Aparecida
processo de alfabetização
pré-escola
períodos de desenvolvimento.
title_short O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
title_full O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
title_fullStr O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
title_full_unstemmed O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
title_sort O processo de alfabetização para além das letras / The literacy process beyond the letters
author Dossena, Gisele Aparecida
author_facet Dossena, Gisele Aparecida
Dossena, Gisele Aparecida
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Scolaro, Julian Monique Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Muller, Marineide Aparecida
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Scolaro, Julian Monique Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Muller, Marineide Aparecida
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
author_role author
author2 Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Scolaro, Julian Monique Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Muller, Marineide Aparecida
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dossena, Gisele Aparecida
Bueno, Cristiane Aparecida Ribeiro
Scolaro, Julian Monique Nazario
Martini, Emanuelle Luana
Muller, Marineide Aparecida
Corrêa, Rosane Aparecida Brandalise
dc.subject.por.fl_str_mv processo de alfabetização
pré-escola
períodos de desenvolvimento.
topic processo de alfabetização
pré-escola
períodos de desenvolvimento.
description Este artigo tem como principal objetivo compreender como e quando ocorre o processo de alfabetização das crianças, bem como possibilitar a reflexão sobre a importância do trabalho desenvolvido pelas instituições que atendem alunos de 0 a 6 anos, ou seja, matriculados na etapa da educação infantil, considerando todas as fases de desenvolvimento da criança. O aporte teórico que fundamenta este trabalho tem como base alguns autores, dentre eles Bakhtin (1981), Elkonin (1987), Vigotski (2009), Leontiev (1978), Cagliari (1998), Soares (2020). Como fonte de pesquisa foram utilizados documentos oficiais, artigos científicos, dissertações e teses para nortear o desenvolvimento e aprofundamento deste trabalho. Os resultados obtidos com este aprofundamento teórico mostram que a criança está inserida nas práticas de leitura e de escrita antes de adentrar ao Ensino Fundamental I e a importância do trabalho com as práticas de leitura e escrita na Educação Infantil, de modo a contribuir para a sistematização da alfabetização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303
10.34117/bjdv8n7-183
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50303/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 51461-51478
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 51461-51478
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 51461-51478
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183690393878529
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n7-183