Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matoski, Adalberto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Veiga, Bruno Paredes, Silva, Marly Terezinha Quadri Simões da, Ribeiro, Daniel Getulio Fernandes, Alberti, Mauro Edson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6476
Resumo: Devido ao desenvolvimento tecnológico, os dispositivos móveis de comunicação têm sido cada vez mais utilizados no processo de aprendizagem. O aprendizado móvel (m-Learning) com o uso do celular é continuamente estimulado, pois apresenta a possibilidade de contribuir com a apropriação de conhecimentos, que podem ser acessados durante períodos normalmente utilizados para outras atividades. Observa-se que algumas pesquisas mostram os riscos decorrentes ao uso indevido desses dispositivos e outras enfatizam sua importância. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar o uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado.  Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários junto a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação. Como resultado pode-se observar que dentre as várias ferramentas utilizadas nesses dispositivos, as que se caracterizam pela velocidade e facilidade de acesso são as mais acessadas. No entanto, dificuldades como medo de roubo e atualização do aparelho inibem em parte esse tipo de acesso. 
id VERACRUZ-0_7cef5b58bf0e597eea298f15b3f2e2fa
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6476
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunitiesaprendizagemdispositivos móveistecnologia de informação.Devido ao desenvolvimento tecnológico, os dispositivos móveis de comunicação têm sido cada vez mais utilizados no processo de aprendizagem. O aprendizado móvel (m-Learning) com o uso do celular é continuamente estimulado, pois apresenta a possibilidade de contribuir com a apropriação de conhecimentos, que podem ser acessados durante períodos normalmente utilizados para outras atividades. Observa-se que algumas pesquisas mostram os riscos decorrentes ao uso indevido desses dispositivos e outras enfatizam sua importância. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar o uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado.  Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários junto a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação. Como resultado pode-se observar que dentre as várias ferramentas utilizadas nesses dispositivos, as que se caracterizam pela velocidade e facilidade de acesso são as mais acessadas. No entanto, dificuldades como medo de roubo e atualização do aparelho inibem em parte esse tipo de acesso. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/647610.34117/bjdv6n1-335Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 4673-4687Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 4673-4687Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 4673-46872525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6476/5725Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatoski, AdalbertoVeiga, Bruno ParedesSilva, Marly Terezinha Quadri Simões daRibeiro, Daniel Getulio FernandesAlberti, Mauro Edson2020-03-19T17:44:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6476Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:52.532247Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
title Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
spellingShingle Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
Matoski, Adalberto
aprendizagem
dispositivos móveis
tecnologia de informação.
title_short Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
title_full Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
title_fullStr Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
title_full_unstemmed Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
title_sort Uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado: riscos e oportunidades/ Use of mobile devices as a learning tool: risks and opportunities
author Matoski, Adalberto
author_facet Matoski, Adalberto
Veiga, Bruno Paredes
Silva, Marly Terezinha Quadri Simões da
Ribeiro, Daniel Getulio Fernandes
Alberti, Mauro Edson
author_role author
author2 Veiga, Bruno Paredes
Silva, Marly Terezinha Quadri Simões da
Ribeiro, Daniel Getulio Fernandes
Alberti, Mauro Edson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matoski, Adalberto
Veiga, Bruno Paredes
Silva, Marly Terezinha Quadri Simões da
Ribeiro, Daniel Getulio Fernandes
Alberti, Mauro Edson
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
dispositivos móveis
tecnologia de informação.
topic aprendizagem
dispositivos móveis
tecnologia de informação.
description Devido ao desenvolvimento tecnológico, os dispositivos móveis de comunicação têm sido cada vez mais utilizados no processo de aprendizagem. O aprendizado móvel (m-Learning) com o uso do celular é continuamente estimulado, pois apresenta a possibilidade de contribuir com a apropriação de conhecimentos, que podem ser acessados durante períodos normalmente utilizados para outras atividades. Observa-se que algumas pesquisas mostram os riscos decorrentes ao uso indevido desses dispositivos e outras enfatizam sua importância. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é caracterizar o uso de dispositivos móveis como ferramenta de aprendizado.  Para a obtenção dos dados foram aplicados questionários junto a profissionais e alunos de graduação e pós-graduação. Como resultado pode-se observar que dentre as várias ferramentas utilizadas nesses dispositivos, as que se caracterizam pela velocidade e facilidade de acesso são as mais acessadas. No entanto, dificuldades como medo de roubo e atualização do aparelho inibem em parte esse tipo de acesso. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6476
10.34117/bjdv6n1-335
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6476
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6476/5725
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 4673-4687
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 4673-4687
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 4673-4687
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437793468416