Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Nilva de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Flávia de Oliveira e, Lima, Dione Marçal, Nunes, Maria de Fátima, Queiroz, Maria Goretti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415
Resumo: Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e  internet e na capacitação de docentes e discentes.
id VERACRUZ-0_7e06f1d953d328fd9509a67199059fdc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41415
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative ReviewCOVID-19Educação em OdontologiaTecnologia educacional.Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e  internet e na capacitação de docentes e discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4141510.34117/bjdv7n12-500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117715-117734Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117715-117734Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117715-1177342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Nilva de OliveiraSilva, Flávia de Oliveira eLima, Dione MarçalNunes, Maria de FátimaQueiroz, Maria Goretti2022-04-12T00:07:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:32.097585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
title Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
spellingShingle Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
Martins, Nilva de Oliveira
COVID-19
Educação em Odontologia
Tecnologia educacional.
title_short Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
title_full Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
title_fullStr Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
title_full_unstemmed Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
title_sort Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
author Martins, Nilva de Oliveira
author_facet Martins, Nilva de Oliveira
Silva, Flávia de Oliveira e
Lima, Dione Marçal
Nunes, Maria de Fátima
Queiroz, Maria Goretti
author_role author
author2 Silva, Flávia de Oliveira e
Lima, Dione Marçal
Nunes, Maria de Fátima
Queiroz, Maria Goretti
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Nilva de Oliveira
Silva, Flávia de Oliveira e
Lima, Dione Marçal
Nunes, Maria de Fátima
Queiroz, Maria Goretti
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Educação em Odontologia
Tecnologia educacional.
topic COVID-19
Educação em Odontologia
Tecnologia educacional.
description Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e  internet e na capacitação de docentes e discentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415
10.34117/bjdv7n12-500
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117715-117734
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117715-117734
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117715-117734
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645573963644928