Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415 |
Resumo: | Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e internet e na capacitação de docentes e discentes. |
id |
VERACRUZ-0_7e06f1d953d328fd9509a67199059fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41415 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative ReviewCOVID-19Educação em OdontologiaTecnologia educacional.Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e internet e na capacitação de docentes e discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4141510.34117/bjdv7n12-500Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117715-117734Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117715-117734Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117715-1177342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Nilva de OliveiraSilva, Flávia de Oliveira eLima, Dione MarçalNunes, Maria de FátimaQueiroz, Maria Goretti2022-04-12T00:07:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/41415Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:32.097585Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
title |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
spellingShingle |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review Martins, Nilva de Oliveira COVID-19 Educação em Odontologia Tecnologia educacional. |
title_short |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
title_full |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
title_fullStr |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
title_full_unstemmed |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
title_sort |
Educação em Odontologia em tempos da pandemia da COVID-19: Revisão Narrativa / Education in Dentistry in times of the pandemic of COVID-19: Narrative Review |
author |
Martins, Nilva de Oliveira |
author_facet |
Martins, Nilva de Oliveira Silva, Flávia de Oliveira e Lima, Dione Marçal Nunes, Maria de Fátima Queiroz, Maria Goretti |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Flávia de Oliveira e Lima, Dione Marçal Nunes, Maria de Fátima Queiroz, Maria Goretti |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Nilva de Oliveira Silva, Flávia de Oliveira e Lima, Dione Marçal Nunes, Maria de Fátima Queiroz, Maria Goretti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
COVID-19 Educação em Odontologia Tecnologia educacional. |
topic |
COVID-19 Educação em Odontologia Tecnologia educacional. |
description |
Com o objetivo de discutir os desafios e a adequação do ensino odontológico frente à pandemia da COVID-19 vivenciadas pelas Instituições de Ensino Superior no período de distanciamento social, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa nas bases de dados PubMed, Scopus, Scielo e Google Acadêmico, nos idiomas português, espanhol e inglês. Foram selecionadas 42 publicações que englobaram revisão narrativa, revisão integrativa, carta ao editor, artigo original, relato de experiência, artigo de opinião, artigo original, estudo observacional, estudo de caso e estudo descritivo. Os desafios mais relatados para o ensino remoto emergencial foram a necessidade de estabelecer uma comunicação atrativa; necessidade de treinamento tecnológico para docentes e discentes; encontrar formas de incentivo à autonomia na aprendizagem do acadêmico; assegurar a continuação das pesquisas científicas nas instituições. Os desafios apresentados à Odontologia foram a suspensão de atendimentos clínicos, formaturas, pesquisas e o desencadeamento de uma crise de saúde mental, com impacto negativo na aprendizagem. As adequações mais citadas se referem ao ajuste de metodologias ativas para o ensino online, tais como: sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problemas e mapa conceitual. As publicações consultadas apontam que as mudanças no ensino odontológico durante a excepcionalidade da pandemia podem favorecer o uso de metodologias ativas mesmo nos ambientes virtuais, respeitar o ritmo de aprendizagem dos alunos e desenvolver a sua autonomia. Porém, estas alterações devem ser asseguradas por investimentos que garantam o acesso universal a equipamentos tecnológicos e internet e na capacitação de docentes e discentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415 10.34117/bjdv7n12-500 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/41415/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 117715-117734 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 117715-117734 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 117715-117734 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645573963644928 |