VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801 |
Resumo: | O Tiktok®é uma nova rede social onde as pessoas comuns podem postar os seus vídeos, alguns deles há a presença de animais, domésticos ou selvagens, em diversas situações. Sabendo que todas as pessoas são responsáveis pelo bem-estar animal, este artigo teve como objetivo verifica como a relação de alteridade com os animais influenciam o bem-estar destes. Para isto, foram coletados 795 vídeos na parte ´´escolhido para você`` a fim de classificar e verificar o seu conteúdo de forma crítica e interdisciplinar. As três classificações foram: Afeto (23,29%), Humanização (21,35%) e Humor e entretenimento (55,22%). O primeiro grupo mostrou que na maior parte dos vídeos os animais não fugiram ou não mostraram alguma reação aversiva quando os humanos faziam carinho, tendo outras expressões; no segundo, mostrou os animais com roupas, fantasias e outras situações humanizadas e na última classificação, houve mais situações negativas para os animais do que positiva, o que leva a banalização do mal. Os animais mais presentes foram os caninos (34,41%), equinos (24,70%), felinos (9,59%), bovinos (9,11%) e aves pet ou selvagem (6,00%), mas houve outros em menor porcentagem. Em conclusão, esta rede social mostra uma dualidade na relação humano-animal, há seu lado negativo, mas há o positivo, em que as pessoas mostram afetos, capacidades emocionais, cognitivas e algumas vezes uma nova visão dos animais como consumo para humano. Sendo assim uma nova fonte de criatividade para pesquisadores. |
id |
VERACRUZ-0_7e36fb594f94a69242330914f6048a98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24801 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relationsBioéticaDireito dos animaisEmoçõesEtologiaOne welfare.O Tiktok®é uma nova rede social onde as pessoas comuns podem postar os seus vídeos, alguns deles há a presença de animais, domésticos ou selvagens, em diversas situações. Sabendo que todas as pessoas são responsáveis pelo bem-estar animal, este artigo teve como objetivo verifica como a relação de alteridade com os animais influenciam o bem-estar destes. Para isto, foram coletados 795 vídeos na parte ´´escolhido para você`` a fim de classificar e verificar o seu conteúdo de forma crítica e interdisciplinar. As três classificações foram: Afeto (23,29%), Humanização (21,35%) e Humor e entretenimento (55,22%). O primeiro grupo mostrou que na maior parte dos vídeos os animais não fugiram ou não mostraram alguma reação aversiva quando os humanos faziam carinho, tendo outras expressões; no segundo, mostrou os animais com roupas, fantasias e outras situações humanizadas e na última classificação, houve mais situações negativas para os animais do que positiva, o que leva a banalização do mal. Os animais mais presentes foram os caninos (34,41%), equinos (24,70%), felinos (9,59%), bovinos (9,11%) e aves pet ou selvagem (6,00%), mas houve outros em menor porcentagem. Em conclusão, esta rede social mostra uma dualidade na relação humano-animal, há seu lado negativo, mas há o positivo, em que as pessoas mostram afetos, capacidades emocionais, cognitivas e algumas vezes uma nova visão dos animais como consumo para humano. Sendo assim uma nova fonte de criatividade para pesquisadores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2480110.34117/bjdv7n2-305Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16162-16180Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16162-16180Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16162-161802525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801/19776Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPisa, João Paulo NovellettoLeme, Denise Pereira2022-06-24T19:06:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24801Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:34.879558Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
title |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
spellingShingle |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations Pisa, João Paulo Novelletto Bioética Direito dos animais Emoções Etologia One welfare. |
title_short |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
title_full |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
title_fullStr |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
title_full_unstemmed |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
title_sort |
VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations |
author |
Pisa, João Paulo Novelletto |
author_facet |
Pisa, João Paulo Novelletto Leme, Denise Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Leme, Denise Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pisa, João Paulo Novelletto Leme, Denise Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bioética Direito dos animais Emoções Etologia One welfare. |
topic |
Bioética Direito dos animais Emoções Etologia One welfare. |
description |
O Tiktok®é uma nova rede social onde as pessoas comuns podem postar os seus vídeos, alguns deles há a presença de animais, domésticos ou selvagens, em diversas situações. Sabendo que todas as pessoas são responsáveis pelo bem-estar animal, este artigo teve como objetivo verifica como a relação de alteridade com os animais influenciam o bem-estar destes. Para isto, foram coletados 795 vídeos na parte ´´escolhido para você`` a fim de classificar e verificar o seu conteúdo de forma crítica e interdisciplinar. As três classificações foram: Afeto (23,29%), Humanização (21,35%) e Humor e entretenimento (55,22%). O primeiro grupo mostrou que na maior parte dos vídeos os animais não fugiram ou não mostraram alguma reação aversiva quando os humanos faziam carinho, tendo outras expressões; no segundo, mostrou os animais com roupas, fantasias e outras situações humanizadas e na última classificação, houve mais situações negativas para os animais do que positiva, o que leva a banalização do mal. Os animais mais presentes foram os caninos (34,41%), equinos (24,70%), felinos (9,59%), bovinos (9,11%) e aves pet ou selvagem (6,00%), mas houve outros em menor porcentagem. Em conclusão, esta rede social mostra uma dualidade na relação humano-animal, há seu lado negativo, mas há o positivo, em que as pessoas mostram afetos, capacidades emocionais, cognitivas e algumas vezes uma nova visão dos animais como consumo para humano. Sendo assim uma nova fonte de criatividade para pesquisadores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801 10.34117/bjdv7n2-305 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801/19776 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16162-16180 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16162-16180 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16162-16180 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645511986511872 |