VÍDEOS DO TIKTOK® E O BEM-ESTAR ANIMAL- Redes sociais como fonte de estudo sobre as relações humano-animal / VIDEOS OF TIKTOK® AND ANIMAL WELFARE- Social networks as a source of study on human-animal relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pisa, João Paulo Novelletto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leme, Denise Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24801
Resumo: O Tiktok®é uma nova rede social onde as pessoas comuns podem postar os seus vídeos, alguns deles há a presença de animais, domésticos ou selvagens, em diversas situações. Sabendo que todas as pessoas são responsáveis pelo bem-estar animal, este artigo teve como objetivo verifica como a relação de alteridade com os animais influenciam o bem-estar destes. Para isto, foram coletados 795 vídeos na parte ´´escolhido para você`` a fim de classificar e verificar o seu conteúdo de forma crítica e interdisciplinar. As três classificações foram: Afeto (23,29%), Humanização (21,35%) e Humor e entretenimento (55,22%). O primeiro grupo mostrou que na maior parte dos vídeos os animais não fugiram ou não mostraram alguma reação aversiva quando os humanos faziam carinho, tendo outras expressões; no segundo, mostrou os animais com roupas, fantasias e outras situações humanizadas e na última classificação, houve mais situações negativas para os animais do que positiva, o que leva a banalização do mal. Os animais mais presentes foram os caninos (34,41%), equinos (24,70%), felinos (9,59%), bovinos (9,11%) e aves pet ou selvagem (6,00%), mas houve outros em menor porcentagem. Em conclusão, esta rede social mostra uma dualidade na relação humano-animal, há seu lado negativo, mas há o positivo, em que as pessoas mostram afetos, capacidades emocionais, cognitivas e algumas vezes uma nova visão dos animais como consumo para humano. Sendo assim uma nova fonte de criatividade para pesquisadores.
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