Processo de aprendizagem em crianças portadoras de alterações neuropsicológicas: Learning process in children with neuropsychological alterations
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53489 |
Resumo: | Uma das desordens mais comuns do cérebro é a epilepsia, sendo capaz de afetar milhões de pessoas a nível mundial, ao passo que de acordo com estimativas do Ministério da saúde, é responsável por atingir em média 18,5 a cada 1000 crianças. Apresentada como uma doença crônica, nota-se um sintoma de distúrbio neurológico que geralmente é manifestado com forma de crises convulsivas frequentes e grau variável de intensidade e duração. Por outro lado, tem-se como transtorno o TDAH que se caracteriza pela presença de um inapropriado desempenho dos mecanismos que regulam a atenção de atividades motoras e de impulsos. Devido a complexidade do TDAH, é de suma importância a busca por parâmetros que ajudem no reconhecimento do distúrbio propriamente dito, no qual seja possível diferenciar a hiperatividade de outras doenças também capazes de ocasionar a agitação física e mental. É estimado que em média 40% a 50% das crianças e adolescentes epiléticos apresentem comorbidades psiquiátricas, enquanto o TDAH na população pediátrica tem uma prevalência em torno de 3% a 7%. Por certo, diante das sequelas mais comumente encontradas, é possível evidenciar os distúrbios de aprendizagem além alterações frequentes do humor. Atualmente, muito diferentemente de alguns anos atrás, a saúde física e social, tem recebido grande importância. |
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