Processo de aprendizagem em crianças portadoras de alterações neuropsicológicas: Learning process in children with neuropsychological alterations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrão, Eduardo Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quinan, Paulo Victor Monteiro, Durães, Ruanner Ronann Marques, Guimarães Neto, João Lister de Sá, de Deus, Geovana Cornélio, Guimarães, Lucas Lister Barbosa de Sá, Rêgo, Fernanda Oliveira de Moraes, de Freitas, Leozenito Corado, Araújo, Adriellen Silva, de Carvalho, Láysa Guerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53489
Resumo: Uma das desordens mais comuns do cérebro é a epilepsia, sendo capaz de afetar milhões de pessoas a nível mundial, ao passo que de acordo com estimativas do Ministério da saúde, é responsável por atingir em média 18,5 a cada 1000 crianças. Apresentada como uma doença crônica, nota-se um sintoma de distúrbio neurológico que geralmente é manifestado com forma de crises convulsivas frequentes e grau variável de intensidade e duração. Por outro lado, tem-se como transtorno o TDAH que se caracteriza pela presença de um inapropriado desempenho dos mecanismos que regulam a atenção de atividades motoras e de impulsos. Devido a complexidade do TDAH, é de suma importância a busca por parâmetros que ajudem no reconhecimento do distúrbio propriamente dito, no qual seja possível diferenciar a hiperatividade de outras doenças também capazes de ocasionar a agitação física e mental. É estimado que em média 40% a 50% das crianças e adolescentes epiléticos apresentem comorbidades psiquiátricas, enquanto o TDAH na população pediátrica tem uma prevalência em torno de 3% a 7%. Por certo, diante das sequelas mais comumente encontradas, é possível evidenciar os distúrbios de aprendizagem além alterações frequentes do humor. Atualmente, muito diferentemente de alguns anos atrás, a saúde física e social, tem recebido grande importância.
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