Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Ana Vitória Chequer
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marques, Natália de Azevedo, Leal, Priscilla da Cunha, Machado, Rachel Rocha Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847
Resumo: Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças.
id VERACRUZ-0_7ef603b3df9d826074d4f2bcae445c0a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16847
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledgeMateriais DidáticosNutrigenéticaDietaGenesDoença.Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1684710.34117/bjdv6n9-427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69737-69751Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69737-69751Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69737-697512525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847/13744Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Ana Vitória ChequerMarques, Natália de AzevedoLeal, Priscilla da CunhaMachado, Rachel Rocha Pinheiro2020-10-14T16:32:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:48.207979Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
title Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
spellingShingle Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
Saraiva, Ana Vitória Chequer
Materiais Didáticos
Nutrigenética
Dieta
Genes
Doença.
title_short Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
title_full Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
title_fullStr Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
title_full_unstemmed Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
title_sort Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
author Saraiva, Ana Vitória Chequer
author_facet Saraiva, Ana Vitória Chequer
Marques, Natália de Azevedo
Leal, Priscilla da Cunha
Machado, Rachel Rocha Pinheiro
author_role author
author2 Marques, Natália de Azevedo
Leal, Priscilla da Cunha
Machado, Rachel Rocha Pinheiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Ana Vitória Chequer
Marques, Natália de Azevedo
Leal, Priscilla da Cunha
Machado, Rachel Rocha Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais Didáticos
Nutrigenética
Dieta
Genes
Doença.
topic Materiais Didáticos
Nutrigenética
Dieta
Genes
Doença.
description Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847
10.34117/bjdv6n9-427
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847/13744
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69737-69751
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69737-69751
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69737-69751
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479585513472