Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847 |
Resumo: | Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças. |
id |
VERACRUZ-0_7ef603b3df9d826074d4f2bcae445c0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16847 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledgeMateriais DidáticosNutrigenéticaDietaGenesDoença.Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1684710.34117/bjdv6n9-427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69737-69751Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69737-69751Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69737-697512525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847/13744Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Ana Vitória ChequerMarques, Natália de AzevedoLeal, Priscilla da CunhaMachado, Rachel Rocha Pinheiro2020-10-14T16:32:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16847Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:48.207979Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
title |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
spellingShingle |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge Saraiva, Ana Vitória Chequer Materiais Didáticos Nutrigenética Dieta Genes Doença. |
title_short |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
title_full |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
title_fullStr |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
title_full_unstemmed |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
title_sort |
Nutrigenética e nutrigenômica: conceitos e abordagens esquemáticas para o processo ensino-aprendizagem deste saber / Nutrigenetics and nutrigenomics: concepts and schematic approaches for the teaching-learning process of this knowledge |
author |
Saraiva, Ana Vitória Chequer |
author_facet |
Saraiva, Ana Vitória Chequer Marques, Natália de Azevedo Leal, Priscilla da Cunha Machado, Rachel Rocha Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Natália de Azevedo Leal, Priscilla da Cunha Machado, Rachel Rocha Pinheiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saraiva, Ana Vitória Chequer Marques, Natália de Azevedo Leal, Priscilla da Cunha Machado, Rachel Rocha Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais Didáticos Nutrigenética Dieta Genes Doença. |
topic |
Materiais Didáticos Nutrigenética Dieta Genes Doença. |
description |
Objetivo:Esta revisão apresenta conceitos de nutrigenética e nutrigenômica numa abordagem que objetiva facilitar o processo ensino-aprendizagem deste conteúdo para profissionais e estudantes da área da saúde. A elaboração desse material é relevante, pois tal tema influencia diretamente no curso de diferentes doenças. Fontes dos dados:A busca de dados foi realizada utilizando-se as seguintes fontes: US National Library of Medicine National Institutes of Health; Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line; Scientific Electronic Library Online. Artigos dos últimos 20 anos foram utilizados para elucidar os conceitos de nutrigenômica e nutrigenética, assim como artigos que apresentavam estudos das interações dieta, genes e patologias relacionadas aos mesmos. No total, 30 artigos e 1 livro foram empregados. Síntese dos dados: A revisão pode funcionar como ferramenta didática no processo ensino-aprendizagem das temáticas citadas, pois associa conceitos, exemplos e esquemas. O estudo mostra a relevância da área per si, no que tange a possibilidade de serem criadas dietas individualizadas através do mapeamento genético. Conclusões:Materiais didáticos deste conteúdo e a inserção do mesmo nas grades curriculares dos cursos de graduação em saúde trarão avanços para a área, visto que análises demonstram a existência de genes cuja expressão pode ser modificada por determinados alimentos (interação dieta/gene). Assim, torna-se possível, a partir de intervenções dietéticas, a criação de estratégias nutricionais que visem melhorar a qualidade de vida, prevenir e tratar doenças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847 10.34117/bjdv6n9-427 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16847/13744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 69737-69751 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 69737-69751 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 69737-69751 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479585513472 |