Estudo comparativo entre diferentes métodos de levantamento e precisão de dados para projeto e construção de estradas / Comparative study between different lifting methods and data precision for road design and construction
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30919 |
Resumo: | A tecnologia está revolucionando a engenharia de pavimentação, aumentando a velocidade, qualidade e eficiência nos levantamentos topográficos de pavimentos. Para o projeto e construção de estradas, os dados de pesquisa desempenham um papel muito importante como uma ferramenta básica e um ponto de partida para o desenvolvimento do projeto. Além da qualidade do design do projeto, a exatidão e a precisão dos dados de pesquisa também são essenciais para a transferência de dados do projeto para o campo na construção de estradas. O objetivo geral do estudo é uma análise comparativa entre os modelos de levantamentos topográficos como GPS, Drone e Estação total, executando as etapas desde a parte inicial de uma obra até sua entrega. O uso dessas tecnologias topográficas já são realidade em várias partes do país, onde o material colhido, seja foto ou vídeo, é um meio de comprovação que determinado serviço foi executado. Neste artigo, os métodos de levantamento e sua precisão serão apresentados em uma visão de dois métodos comumente usados (GPS e estação total) e algumas novas tecnologias (sistema aéreo não tripulado - Drone). Ênfase especial será dada ao uso potencial de Drones em dados de levantamento para projeto e construção de estradas, com apresentação dos resultados da pesquisa de campo no exemplo de rotatória urbana. |
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