Competência organizacional: um estudo sob a ótica dos docesntes emu ma instituição federal (IFES) de Ensino superior em Minas Gerais / Competencies for management posts in a federal institution (IFES) of higher education in the perception of their teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kumaira, Chams Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campos, Daniela Cristina da Silveira, Silva, Edimilson Eduardo da, Almeida, Ivana Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3970
Resumo: Este estudo descreve a opinião dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais (MG) sobre as competências requeridas para o desempenho de atividades dos cargos de gestão (coordenação de curso, chefia de departamento e direção) de uma instituição pública de ensino superior. A metodologia quali-quantitativa utilizada constou de um estudo com coleta de dados realizada por meio da técnica de triangulação proposta por Eisenhardt (1989), a análise documental, observação participante e aplicação de questionário semiestruturado. Na percepção dos docentes, o conhecimento sobre a estrutura administrativa e legal da Instituição, as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações, assim como a ética foram os atributos considerados extremamente importantes para o exercício de cargos de gestão na IFES pesquisada.
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spelling Competência organizacional: um estudo sob a ótica dos docesntes emu ma instituição federal (IFES) de Ensino superior em Minas Gerais / Competencies for management posts in a federal institution (IFES) of higher education in the perception of their teachersGestão Pública. Gestão Universitária. Competências.Este estudo descreve a opinião dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais (MG) sobre as competências requeridas para o desempenho de atividades dos cargos de gestão (coordenação de curso, chefia de departamento e direção) de uma instituição pública de ensino superior. A metodologia quali-quantitativa utilizada constou de um estudo com coleta de dados realizada por meio da técnica de triangulação proposta por Eisenhardt (1989), a análise documental, observação participante e aplicação de questionário semiestruturado. Na percepção dos docentes, o conhecimento sobre a estrutura administrativa e legal da Instituição, as habilidades de estimular e promover o trabalho em equipe e manter boas relações, assim como a ética foram os atributos considerados extremamente importantes para o exercício de cargos de gestão na IFES pesquisada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/397010.34117/bjdv5n10-254Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 20750-20778Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 20750-20778Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 20750-207782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3970/3750Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessKumaira, Chams MariaCampos, Daniela Cristina da SilveiraSilva, Edimilson Eduardo daAlmeida, Ivana Carneiro2019-11-25T18:28:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3970Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:35.389994Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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