Análise do Arrasto nos Aerofólios GOE 448, GOE 802 e FX 84-W-127/ Drag Analysis on GOE 448, GOE 802 and FX 84-W-127 Airfoils

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Rodrigo Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bechepeche, Anna Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35602
Resumo: O arrasto é a resistência ao avanço que todo corpo com massa sofre devido a densidade do fluido em que ele se desloca. No mundo atual com ideias ambientalistas e procura por redução de custos na operação de aeronaves, através da redução da queima de combustíveis fósseis, faz-se necessário o estudo sobre a eficiência das asas. Entre os três modelos de domínio público que são utilizados na aviação experimental, esse estudo tem como objetivo encontrar o perfil de asa com menor produção de arrasto. Com um túnel de vento e aplicação de fumaça, foi possível visualizar o comportamento do ar e a ação do arrasto em diferentes angulações, simulando situações reais em voo e permitindo a comparação entre eles. O aerofólio GOE 802 foi o que apresentou melhores resultados, produz menor arrasto e consequentemente necessita de menor força de tração para o seu deslocamento.
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