Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belém, Abner Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matos, Raphael Henrique De Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433
Resumo: A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa.
id VERACRUZ-0_812e7073c6654a06cb23c893a94c499b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18433
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor marketinteligência emocionalliderançacompetências gerenciaiscompetências acadêmicas.A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1843310.34117/bjdv6n10-378Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79221-79241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79221-79241Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79221-792412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433/14852Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelém, Abner SantosMatos, Raphael Henrique De Fernandes2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:32.781041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
title Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
spellingShingle Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
Belém, Abner Santos
inteligência emocional
liderança
competências gerenciais
competências acadêmicas.
title_short Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
title_full Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
title_fullStr Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
title_full_unstemmed Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
title_sort Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
author Belém, Abner Santos
author_facet Belém, Abner Santos
Matos, Raphael Henrique De Fernandes
author_role author
author2 Matos, Raphael Henrique De Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belém, Abner Santos
Matos, Raphael Henrique De Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv inteligência emocional
liderança
competências gerenciais
competências acadêmicas.
topic inteligência emocional
liderança
competências gerenciais
competências acadêmicas.
description A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433
10.34117/bjdv6n10-378
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433/14852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79221-79241
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79221-79241
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79221-79241
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645485408256000