Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433 |
Resumo: | A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa. |
id |
VERACRUZ-0_812e7073c6654a06cb23c893a94c499b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18433 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor marketinteligência emocionalliderançacompetências gerenciaiscompetências acadêmicas.A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1843310.34117/bjdv6n10-378Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79221-79241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79221-79241Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79221-792412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433/14852Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelém, Abner SantosMatos, Raphael Henrique De Fernandes2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:32.781041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
title |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
spellingShingle |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market Belém, Abner Santos inteligência emocional liderança competências gerenciais competências acadêmicas. |
title_short |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
title_full |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
title_fullStr |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
title_full_unstemmed |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
title_sort |
Liderança organizacional: estudo sobre o desenvolvimento da inteligência emocional no papel de liderança dos alunos universitários perante o futuro mercado de trabalho / Organizational leadership: study on the development of emotional intelligence in the leadership role of university students in the future labor market |
author |
Belém, Abner Santos |
author_facet |
Belém, Abner Santos Matos, Raphael Henrique De Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Matos, Raphael Henrique De Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belém, Abner Santos Matos, Raphael Henrique De Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inteligência emocional liderança competências gerenciais competências acadêmicas. |
topic |
inteligência emocional liderança competências gerenciais competências acadêmicas. |
description |
A relação entre o mercado de trabalho e a universidade é cenário de grandes discussões na atualidade. Discentes buscam, cada vez mais, aprimorar sua experiência acadêmica, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos que se tornaram futuras habilidades no ambiente organizacional, com a intenção de facilitar seu acesso ao mercado de trabalho. Para isso, atributos como, inteligência emocional e liderança, são essenciais para a formação do aluno universitário, visto que, tratam-se de competências que começam na academia e transferem seus reflexos para o mundo empresarial. Com o propósito de entender estas possíveis relações entre formas de liderança e inteligência emocional nas universidades e dentro das empresas, este artigo possui o foco em responder a seguinte questão: “Qual a relação existente entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia?”. Por conseguinte, para alcançar a solução do questionamento desta pesquisa, tornou-se necessário a produção de três objetivos específicos, sendo estes: “Identificar habilidades de inteligência emocional em grupos de universitários”; “Observar lideranças do setor de produtos e serviços da associação comercial de Ceilândia” e “Comparar as competências de lideranças universitárias e de gestores atuantes no mercado por meio da inteligência emocional.” Na consecução dos objetivos propostos e, posteriormente, a obtenção da resposta para o problema de pesquisa, utilizou-se de uma metodologia de caráter qualitativa e descritiva, onde foram utilizadas entrevistas individuais com gestores de três empresas integrantes da associação comercial de Ceilândia e, criou-se um grupo focal com seis alunos universitários, graduandos em administração de empresas, de três instituições de ensino superior do DF (UnB, UCB e UniCEUB), com a intenção de criar um discurso coletivo e relacioná-lo com as falas individuais dos gestores. Após a análise dos discursos obtidos, desenvolveram-se quadros de relações entre as opiniões dos gestores e dos universitários com relação ao tema e, constatou-se, a existência de uma relação de grande semelhança entre a inteligência emocional desenvolvida na academia e a inteligência emocional praticada pelos líderes nas empresas privadas da associação comercial de Ceilândia, portanto, atingindo os objetivos do artigo e respondendo o problema de pesquisa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433 10.34117/bjdv6n10-378 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-378 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18433/14852 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79221-79241 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79221-79241 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79221-79241 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645485408256000 |