A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial. |
id |
VERACRUZ-0_818728290db0a07abafc4e79aa664570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29855 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the themeEducação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX.Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2985510.34117/bjdv.v7i5.29855Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49057-49077Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49057-49077Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49057-490772525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855/23539Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Francisco HélitonPlese, Luís Pedro de Melo2022-02-25T21:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29855Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:53.920841Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
title |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
spellingShingle |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme do Nascimento, Francisco Héliton Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX. |
title_short |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
title_full |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
title_fullStr |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
title_sort |
A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme |
author |
do Nascimento, Francisco Héliton |
author_facet |
do Nascimento, Francisco Héliton Plese, Luís Pedro de Melo |
author_role |
author |
author2 |
Plese, Luís Pedro de Melo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento, Francisco Héliton Plese, Luís Pedro de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX. |
topic |
Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX. |
description |
Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855 10.34117/bjdv.v7i5.29855 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855/23539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49057-49077 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49057-49077 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49057-49077 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645532035284992 |