A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Francisco Héliton
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Plese, Luís Pedro de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855
Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial.
id VERACRUZ-0_818728290db0a07abafc4e79aa664570
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29855
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the themeEducação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX.Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2985510.34117/bjdv.v7i5.29855Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49057-49077Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49057-49077Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49057-490772525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855/23539Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Francisco HélitonPlese, Luís Pedro de Melo2022-02-25T21:44:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29855Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:53.920841Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
title A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
spellingShingle A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
do Nascimento, Francisco Héliton
Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX.
title_short A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
title_full A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
title_fullStr A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
title_full_unstemmed A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
title_sort A formação inicial de professores numa perspectiva inclusiva com tecnologia assistiva: pesquisas sobre o tema / Initial teacher training in an inclusive perspective with assistive technology: research on the theme
author do Nascimento, Francisco Héliton
author_facet do Nascimento, Francisco Héliton
Plese, Luís Pedro de Melo
author_role author
author2 Plese, Luís Pedro de Melo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Francisco Héliton
Plese, Luís Pedro de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX.
topic Educação inclusiva. Deficiência visual. Mapeamento. DOSVOX.
description Este artigo tem como objetivo descrever as contribuições de pesquisadores relacionadas ao uso de Tecnologia Assistiva (TA) na formação inicial de professores na perspectiva inclusiva, especificamente para educandos com deficiência visual. Para tanto, utilizou-se o Mapeamento Sistemático de Literatura (MSL) onde a busca de artigos ocorreu na plataforma SciELO e associou-se com a aplicação de um processo assistivo de tratamento dos dados, por meio do aplicativo DOSVOX. Os resultados indicaram a preocupação unânime com o aprendizado dos educandos com deficiência, apresentando-se apoiadas em marcos legais nacionais e internacionais para defender a perspectiva da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. As pesquisas também apontaram para falta de domínio de técnicas de produção de TA, sendo empecilho para implementação da Educação Inclusiva. Por fim, verificou-se que a TA relacionada as pessoas com deficiência visual, ainda são incipientes e carecem de maior rigorosidade na formação inicial.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855
10.34117/bjdv.v7i5.29855
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29855/23539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 49057-49077
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 49057-49077
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 49057-49077
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645532035284992