Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452 |
Resumo: | A educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários. |
id |
VERACRUZ-0_822c0c5e9c37fc34d41c4ae09dee2aa5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29452 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedingsEducação PermanenteSaúde BucalAtenção SecundáriaA educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2945210.34117/bjdv.v7i5.29452Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45874-45888Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45874-45888Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45874-458882525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452/23229Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSidou, Renata Albuquerque Sá OthonPaula, Milena Lima deAlmeida, Janaína Rocha de Sousa2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29452Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:40.994464Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
title |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
spellingShingle |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon Educação Permanente Saúde Bucal Atenção Secundária |
title_short |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
title_full |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
title_fullStr |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
title_full_unstemmed |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
title_sort |
Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings |
author |
Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon |
author_facet |
Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon Paula, Milena Lima de Almeida, Janaína Rocha de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Paula, Milena Lima de Almeida, Janaína Rocha de Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon Paula, Milena Lima de Almeida, Janaína Rocha de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Permanente Saúde Bucal Atenção Secundária |
topic |
Educação Permanente Saúde Bucal Atenção Secundária |
description |
A educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452 10.34117/bjdv.v7i5.29452 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.29452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452/23229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45874-45888 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45874-45888 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45874-45888 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645530242220032 |