Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paula, Milena Lima de, Almeida, Janaína Rocha de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452
Resumo: A educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários.
id VERACRUZ-0_822c0c5e9c37fc34d41c4ae09dee2aa5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29452
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedingsEducação PermanenteSaúde BucalAtenção SecundáriaA educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2945210.34117/bjdv.v7i5.29452Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45874-45888Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45874-45888Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45874-458882525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452/23229Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSidou, Renata Albuquerque Sá OthonPaula, Milena Lima deAlmeida, Janaína Rocha de Sousa2022-02-25T21:44:48Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29452Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:40.994464Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
title Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
spellingShingle Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon
Educação Permanente
Saúde Bucal
Atenção Secundária
title_short Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
title_full Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
title_fullStr Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
title_full_unstemmed Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
title_sort Educação permanente nos centros de especialidades odontológicas de Fortaleza: uma nova visão dos processos de trabalho / Permanent education in dental care centers in Fortaleza: a new insight about work proceedings
author Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon
author_facet Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon
Paula, Milena Lima de
Almeida, Janaína Rocha de Sousa
author_role author
author2 Paula, Milena Lima de
Almeida, Janaína Rocha de Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sidou, Renata Albuquerque Sá Othon
Paula, Milena Lima de
Almeida, Janaína Rocha de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Permanente
Saúde Bucal
Atenção Secundária
topic Educação Permanente
Saúde Bucal
Atenção Secundária
description A educação permanente em saúde consiste em uma política governamental, deve ser desenvolvida a partir da problematização e articulada aos processos de trabalho, repercutindo nos serviços de saúde. A incorporação desse processo educacional promove transformação no modelo de atenção proposto pelo SUS a partir do desenvolvimento de novas formas de pensar e agir. Por esse motivo, iniciou-se uma proposta de educação permanente nos Centros de Especialidades Odontológicas de Fortaleza desenvolvida pelos próprios profissionais da atenção secundária, mediante as problematizações inerentes a esse campo da atenção. O trabalho refere-se a um relato de experiência, onde são descritas a estratégia para a promoção da atividade educacional e o impacto nas relações pessoais e profissionais dos participantes. Como resultado, observou-se a necessidade da Educação Permanente ser instituída como política na atenção secundária de saúde bucal em Fortaleza, a partir de metodologias ativas para identificação dos problemas, constituída por equipe multidisciplinar para ofertar a integralidade da atenção aos usuários.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452
10.34117/bjdv.v7i5.29452
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.29452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29452/23229
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 45874-45888
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 45874-45888
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 45874-45888
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645530242220032