Políticas de formação e inserção profissional no contexto democrático brasileiro dos anos 2000 / Training and professional insertion policies in the brazilian democratic context of the 2000s
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22517 |
Resumo: | O Estado, a partir dos anos de 1990, mudou drasticamente seu papel de provedor de bens e serviços para normalizador e regularizador e o processo de informática produtiva, proveniente dos avanços científicos, tecnológicos e organizacionais, impôs desafios à classe que vive do trabalho, principalmente quanto a sua formação e qualificação para uma inserção profissional. Assim, esse trabalho se propõe a refletir e discutir sobre o processo de produção de produção e como mudanças na relação de trabalho e educação, com o intuito de compreender melhor as políticas educacionais brasileiras, em especial, as implantadas a partir dos anos 2000, em prol da empregabilidade. Para tanto, se oferece um tema também como transformações no papel do Estado;o contexto e historicidade das políticas de formação do trabalhador; a educação profissional e suas perspectivas a partir dos anos 2000. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de doutorado em desenvolvimento (2017-2021). A Metodologia adotada por uma pesquisa bibliográfica e documental, em fontes primárias e secundárias, com fundamental teórico nas obras de Fagiani e Previtali (2014); França e Scocuglia (2011); Harvey (2012); Hobsbawm (2015); Kuenzer (2001); Lombardi, Lucena e Ferri (2003); Saviani (2005) e outros. Os estudos científicos evidenciam que o processo de preparação das políticas educacionais não é isento de contradição.Permita compreender que no contexto da fonte de produção, o fenômeno de desemprego de trabalhadores muitas vezes elevada ocorre ocorre somente devido a crises, mas ocorre intencionalmente, como estratégia para diminuir os custos e aumentar a lucratividade. E para isso, o empresariado busca a interlocução com o Estado, entrando na disputa pelas políticas públicas, inclusive educacionais e influência a concepção de educação que irá prevalecer nos documentos que norteiam como políticas educacionais. Esses resultados remetem reflexões acerca da temática em estudo permitindo inferir que o Estado não é neutro, e suas operações atendem aos interesses de grupos privados e capitalistas que contrariam o interesse geral da sociedade. |
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