Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palma, José Augusto Victoria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria, Nunes, César Aparecido
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n7-722
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967
Resumo: As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL.
id VERACRUZ-0_8455d2718b99a7e9194ad3ab1ae9b31d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13967
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension actionExtensãoCongressoEducação Física.As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1396710.34117/bjdv6n7-722Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51819-51831Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51819-51831Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51819-518312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967/11674Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalma, José Augusto VictoriaPalma, Ângela Pereira Teixeira VictoriaNunes, César Aparecido2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13967Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:24.139674Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
title Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
spellingShingle Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
Palma, José Augusto Victoria
Extensão
Congresso
Educação Física.
Palma, José Augusto Victoria
Extensão
Congresso
Educação Física.
title_short Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
title_full Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
title_fullStr Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
title_full_unstemmed Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
title_sort Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
author Palma, José Augusto Victoria
author_facet Palma, José Augusto Victoria
Palma, José Augusto Victoria
Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria
Nunes, César Aparecido
Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria
Nunes, César Aparecido
author_role author
author2 Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria
Nunes, César Aparecido
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palma, José Augusto Victoria
Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria
Nunes, César Aparecido
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão
Congresso
Educação Física.
topic Extensão
Congresso
Educação Física.
description As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967
10.34117/bjdv6n7-722
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967/11674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51819-51831
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51819-51831
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51819-51831
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183777949974528
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n7-722