Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-722 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967 |
Resumo: | As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL. |
id |
VERACRUZ-0_8455d2718b99a7e9194ad3ab1ae9b31d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13967 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension actionExtensãoCongressoEducação Física.As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1396710.34117/bjdv6n7-722Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51819-51831Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51819-51831Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51819-518312525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967/11674Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPalma, José Augusto VictoriaPalma, Ângela Pereira Teixeira VictoriaNunes, César Aparecido2020-08-11T15:17:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13967Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:24.139674Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
title |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
spellingShingle |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action Palma, José Augusto Victoria Extensão Congresso Educação Física. Palma, José Augusto Victoria Extensão Congresso Educação Física. |
title_short |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
title_full |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
title_fullStr |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
title_full_unstemmed |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
title_sort |
Congresso Norte-Paranaense de educação física escolar integrando pesquisa e ensino pela ação extensionista/ North-Paraná Congress of school physical education integrating research and teaching through extension action |
author |
Palma, José Augusto Victoria |
author_facet |
Palma, José Augusto Victoria Palma, José Augusto Victoria Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria Nunes, César Aparecido Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria Nunes, César Aparecido |
author_role |
author |
author2 |
Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria Nunes, César Aparecido |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma, José Augusto Victoria Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria Nunes, César Aparecido |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão Congresso Educação Física. |
topic |
Extensão Congresso Educação Física. |
description |
As universidades caracterizam-se pela sua dimensão de universalidade na produção e transmissão da experiência cultural e científica da sociedade. Em atendimento à uma demanda feita por professores realizamos o evento denominado de Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – CONPEF, que já foi desenvolvido em 7 edições desde 2004, sendo, as duas últimas, paralelas ao Congresso Nacional de Formação de Professores de Educação Física. Nosso objetivo geral foi implementar uma forma de preparação e desenvolvimento profissional, em que os envolvidos, professores e estudantes de Educação Física, por meio de seus constructos, encontrem respostas para muitas de suas dúvidas e problemas. Nosso objetivo foi plenamente alcançado, fato identificado pela avaliação da Comissão de Avaliação e pela participação da comunidade – professores e estudantes de Educação Física. Estabelecemos, como premissa geral e hipótese de trabalho, que o processo de preparação e qualificação de professores em formação inicial e continua, quando integrados, proporciona a aquisição, via construção ativa e crítica, de saberes relacionados diretamente com a prática profissional favorecendo nova compreensão do saber, fazer, saber-fazer, da relação pedagógica, do contexto educacional, seus efeitos e relações e coordenações. A dinâmica em todas as edições do CONPEF foi: elaborar um tema geral, preparar conferencias, palestras, mesas redondas e mini-cursos que destacassem a temática do evento. Já participaram, em todas as edições, 2729 congressistas, com 617 trabalhos apresentados, comunicações orais e cartazes, sendo 118 na última edição. As linhas temáticas para a apresentação dos trabalhos foram: a) Formação de professores em Educação Física; b) Fundamentos teórico-metodológicos do processo ensino-aprendizagem e avaliação em Educação Física; c) Fundamentos históricos, filosóficos e culturais da educação na Educação Física. Foram editados Anais com a publicação dos resumos e dos textos completos dos trabalhos apresentados como artigos. O CONPEF é uma promoção Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física vinculado ao Laboratório Pesquisa em Educação Física – do Departamento Estudos do Movimento Humano - CEFE-UEL. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967 10.34117/bjdv6n7-722 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13967/11674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 51819-51831 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 51819-51831 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 51819-51831 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777949974528 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-722 |