O estudo da defectologia sob a perspectiva de Vigotski / The study of defectology from Vigotski's perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Sonia Ribeiro de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rossetto, Elisabeth, Castro, Solange de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9794
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir as contribuições de Lev Semionovitch Vigotski (1896-1934) sobre a defectologia. Caracteriza-se como um estudo teórico/bibliográfico fundamentado nos pressupostos epistemológicos da Psicologia Histórico-Cultural. Nesse contexto, tem-se que as pesquisas desenvolvidas por Vigotski, nas décadas de 1920 e 1930 na Rússia, refutavam as visões deterministas, naturalistas de caráter biológicos, que caracterizavam o sujeito com deficiência como incapaz e que, a deficiência tinha como causa somente as questões orgânicas. Para o autor, o mais importante não é a deficiência em si, mas sim, como o meio social lida com ela, enfatizando que o desenvolvimento cultural deve ser visto como o principal fator para compensar as limitações advindas da deficiência de ordem primária. Vigotski é contundente ao afirmar que as limitações e obstáculos enfrentados pela pessoa com deficiência, não são decorrentes da deficiência primária, mas do seu caráter secundário, isto é, de como a sociedade lida com a deficiência, do caráter social atribuído à deficiência.  Na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, parte-se do pressuposto que todos os sujeitos podem aprender, porém de modo distinto, considerando-se sua singularidade. Assim, a educação escolar deve criar condições para que os alunos se apropriem do conhecimento de forma a desenvolver suas potencialidades, trabalhando com a visão limitadora e incapacitante desses sujeitos que é atribuída socialmente. A deficiência, portanto, deve ser compreendida como algo dinâmico, e a partir das condições que forem proporcionadas no meio onde a criança encontra-se inserida, poderá avançar no seu processo de escolarização, se apropriando do conhecimento científico e sistematizado e, fazendo parte da sociedade com dignidade. 
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