Microrrevestimento asfáltico a frio: vantagens e controle tecnológico / Cold asphalt micro-coating: advantages and technological control
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28281 |
Resumo: | O microrrevestimento asfáltico a frio (MRAF) é um processo que, por se tratar de uma solução economicamente viável e de fácil aplicação, vem sendo utilizado constantemente em obras de manutenção e conservação de rodovias. Os agregados minerais representam cerca de 90% do peso final da mistura e, de acordo com a especificação padrão de serviço, o ligante adequado para sua utilização é a emulsão asfáltica do tipo ruptura controlada modificada por polímeros (RC1C-E). Entretanto, como nem sempre os locais e condições de aplicação são ideais, os métodos de controle e execução do microrrevestimento não são suficientes para se obter o desempenho ideal da mistura. Cabe destacar que, a qualidade do MRAF depende principalmente de fatores como a seleção e caracterização adequadas dos materiais da mistura, presença de usina móvel apropriada para execução e equipamentos auxiliares em bom estado de conservação e, além disso, equipes operacionais capacitadas para a execução e controle da qualidade dos serviços. O objetivo geral deste trabalho é descrever resumidamente os processos e exigências da execução do MRAF, relatando os vantagens e propósitos de sua utilização. Dessa forma, por meio desta pesquisa, busca-se ressaltar a importância do seguimento dos parâmetros de norma e, além disso, relata sobre os ensaios decorrentes do controle tecnológico da execução, garantindo a qualidade total do serviço. |
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