Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37274 |
Resumo: | Partimos do pressuposto de que o jornalismo e a produção de informação no contexto da cibercultura tende a fomentar opiniões sem controle, proporcionando espaços de livre circulação de ideais de diversas naturezas, muitas vezes nocivos para uma sociedade contemporânea civilizada (RUDIGER, 2011). Assim, apresentamos uma análise exploratória, a partir da pretensa construção noticiosa feita pelo site O Jornal da Cidade Online - envolvido em um amplo debate sobre disseminação de fake news - , sobre a pandemia da Covid-19 em 2020. Constatamos que os recursos tecnológicos empregados, a apropriação da estética e do discurso jornalístico, no que se refere à forma, são usados como estratégias de persuasão e mobilização dos públicos. |
id |
VERACRUZ-0_8923b6f52cf38b420a6e7c7a51922de7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37274 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemicCiberculturaFake NewsDesinformaçãoTecnologias Da Informação E Comunicação.Partimos do pressuposto de que o jornalismo e a produção de informação no contexto da cibercultura tende a fomentar opiniões sem controle, proporcionando espaços de livre circulação de ideais de diversas naturezas, muitas vezes nocivos para uma sociedade contemporânea civilizada (RUDIGER, 2011). Assim, apresentamos uma análise exploratória, a partir da pretensa construção noticiosa feita pelo site O Jornal da Cidade Online - envolvido em um amplo debate sobre disseminação de fake news - , sobre a pandemia da Covid-19 em 2020. Constatamos que os recursos tecnológicos empregados, a apropriação da estética e do discurso jornalístico, no que se refere à forma, são usados como estratégias de persuasão e mobilização dos públicos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3727410.34117/bjdv7n10-133Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96779-96792Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96779-96792Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96779-967922525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37274/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiguel, Katarini Giroldodos Reis, Cauê Duarte Moreira2022-02-03T19:58:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/37274Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:08.643470Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
title |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
spellingShingle |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic Miguel, Katarini Giroldo Cibercultura Fake News Desinformação Tecnologias Da Informação E Comunicação. |
title_short |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
title_full |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
title_fullStr |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
title_sort |
Parece, mas não é jornalismo: (des)informação em tempos de pandemia / It looks like it, but it's not journalism: (un)information in times of pandemic |
author |
Miguel, Katarini Giroldo |
author_facet |
Miguel, Katarini Giroldo dos Reis, Cauê Duarte Moreira |
author_role |
author |
author2 |
dos Reis, Cauê Duarte Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel, Katarini Giroldo dos Reis, Cauê Duarte Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Fake News Desinformação Tecnologias Da Informação E Comunicação. |
topic |
Cibercultura Fake News Desinformação Tecnologias Da Informação E Comunicação. |
description |
Partimos do pressuposto de que o jornalismo e a produção de informação no contexto da cibercultura tende a fomentar opiniões sem controle, proporcionando espaços de livre circulação de ideais de diversas naturezas, muitas vezes nocivos para uma sociedade contemporânea civilizada (RUDIGER, 2011). Assim, apresentamos uma análise exploratória, a partir da pretensa construção noticiosa feita pelo site O Jornal da Cidade Online - envolvido em um amplo debate sobre disseminação de fake news - , sobre a pandemia da Covid-19 em 2020. Constatamos que os recursos tecnológicos empregados, a apropriação da estética e do discurso jornalístico, no que se refere à forma, são usados como estratégias de persuasão e mobilização dos públicos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37274 10.34117/bjdv7n10-133 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37274 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n10-133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/37274/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 10 (2021); 96779-96792 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 10 (2021); 96779-96792 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 10 (2021); 96779-96792 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645561180454912 |