Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago, Lira, Cindy Damaris Gomes, Martins, Remerson Russel, Fialho, Ana Virgínia de Melo, Morais, Fátima Raquel Rosado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n10-381
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436
Resumo: Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas.
id VERACRUZ-0_89bcafe5a0dfb9f2539bb430fe135e1e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18436
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of lifeEducação em SaúdePré-natalQualidade de Vida.Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1843610.34117/bjdv6n10-381Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79267-79278Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79267-79278Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79267-792782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436/14855Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJustino, Jéssica Micaele RebouçasNogueira, Cintia Mikaelle Cunha de SantiagoLira, Cindy Damaris GomesMartins, Remerson RusselFialho, Ana Virgínia de MeloMorais, Fátima Raquel Rosado2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18436Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:32.907670Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
title Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
spellingShingle Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Educação em Saúde
Pré-natal
Qualidade de Vida.
Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Educação em Saúde
Pré-natal
Qualidade de Vida.
title_short Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
title_full Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
title_fullStr Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
title_full_unstemmed Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
title_sort Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
author Justino, Jéssica Micaele Rebouças
author_facet Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago
Lira, Cindy Damaris Gomes
Martins, Remerson Russel
Fialho, Ana Virgínia de Melo
Morais, Fátima Raquel Rosado
Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago
Lira, Cindy Damaris Gomes
Martins, Remerson Russel
Fialho, Ana Virgínia de Melo
Morais, Fátima Raquel Rosado
author_role author
author2 Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago
Lira, Cindy Damaris Gomes
Martins, Remerson Russel
Fialho, Ana Virgínia de Melo
Morais, Fátima Raquel Rosado
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Justino, Jéssica Micaele Rebouças
Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago
Lira, Cindy Damaris Gomes
Martins, Remerson Russel
Fialho, Ana Virgínia de Melo
Morais, Fátima Raquel Rosado
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Pré-natal
Qualidade de Vida.
topic Educação em Saúde
Pré-natal
Qualidade de Vida.
description Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436
10.34117/bjdv6n10-381
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436/14855
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79267-79278
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79267-79278
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79267-79278
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183758449606656
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n10-381