Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n10-381 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas. |
id |
VERACRUZ-0_89bcafe5a0dfb9f2539bb430fe135e1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18436 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of lifeEducação em SaúdePré-natalQualidade de Vida.Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1843610.34117/bjdv6n10-381Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79267-79278Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79267-79278Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79267-792782525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436/14855Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJustino, Jéssica Micaele RebouçasNogueira, Cintia Mikaelle Cunha de SantiagoLira, Cindy Damaris GomesMartins, Remerson RusselFialho, Ana Virgínia de MeloMorais, Fátima Raquel Rosado2021-02-04T12:50:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18436Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:32.907670Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
title |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
spellingShingle |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life Justino, Jéssica Micaele Rebouças Educação em Saúde Pré-natal Qualidade de Vida. Justino, Jéssica Micaele Rebouças Educação em Saúde Pré-natal Qualidade de Vida. |
title_short |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
title_full |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
title_fullStr |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
title_full_unstemmed |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
title_sort |
Estratégias de educação em saúde durante o pré-natal como agente promotor de qualidade de vida / Health education strategies during prenatal as an agent promoting quality of life |
author |
Justino, Jéssica Micaele Rebouças |
author_facet |
Justino, Jéssica Micaele Rebouças Justino, Jéssica Micaele Rebouças Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago Lira, Cindy Damaris Gomes Martins, Remerson Russel Fialho, Ana Virgínia de Melo Morais, Fátima Raquel Rosado Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago Lira, Cindy Damaris Gomes Martins, Remerson Russel Fialho, Ana Virgínia de Melo Morais, Fátima Raquel Rosado |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago Lira, Cindy Damaris Gomes Martins, Remerson Russel Fialho, Ana Virgínia de Melo Morais, Fátima Raquel Rosado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Justino, Jéssica Micaele Rebouças Nogueira, Cintia Mikaelle Cunha de Santiago Lira, Cindy Damaris Gomes Martins, Remerson Russel Fialho, Ana Virgínia de Melo Morais, Fátima Raquel Rosado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Pré-natal Qualidade de Vida. |
topic |
Educação em Saúde Pré-natal Qualidade de Vida. |
description |
Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quantitativa, com o objetivo de avaliar as estratégias de educação em saúde desenvolvidas na assistência ao pré-natal de risco habitual como agente promotor de qualidade de vida. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário validado, o índice IPR-PRÉNATAL, a 35 profissionais de saúde, definidos a partir de critérios de inclusão e exclusão. Após a análise dos dados acerca das estratégias de educação em saúde, constatou-se que 88,9% das unidades realizam atividades de educação em saúde. A partir da avaliação de estratégias de educação em saúde por meio do índice, as unidades distribuídas no município de Mossoró/RN encontram-se adequadas, no entanto, existem diversas lacunas na assistência que necessitam serem visualizadas, de modo a instigar o planejamento de estratégias coerentes com a realidade, refletindo em melhor qualidade de vida para as gestantes acompanhadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436 10.34117/bjdv6n10-381 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18436/14855 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 79267-79278 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 79267-79278 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 79267-79278 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183758449606656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-381 |