Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nascimento, Ana Jussara Silva do, Almeida, Sueli Aparecida Albuquerque de, Vasconcelos, Tatiana Cristina, Sousa, Abraão Clementino de, da Cunha , José Sérgio, Cotta, Alexis dos Santos, Ramos , Francisco de Assis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49809
Resumo: Este estudo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS) com professores universitários na busca de entender sobre o grau de estresse desses profissionais. O mesmo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois o pesquisador se volta para compreensão do mundo e detém da preocupação com o caráter de acordo com características hermenêuticas na atividade de realizar pesquisa envolvendo vivências do homem. A pesquisada foi realizada no ano de 2019 e contou com a participação de 30 professores que faziam parte do quadro efetivo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Os mesmos cumpriam carga horaria de trabalho de 40 horas semanais. Como instrumento de coleta de dados contou-se com a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido, a qual também é, denominada Perceived Stress Scale (PSS). Os dados foram analisados de forma individual e conforme as respostas atribuídas por cada professor ao questionário, assim como, foram feitas análises fieis de cada resposta. Diante dos resultados analisados, é preciso que haja novos estudos, que não silenciem a realidade tanto do processo trabalho docente, assim como, sejam priorizadas ações em saúde do trabalhador.
id VERACRUZ-0_8b206861ad6fdbade5a2c5c5debe68e7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49809
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professorsTrabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários / Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors: Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professorsmagistérioescala de estresse percebidoprofessores universitários.magistérioescala de estresse percebidoprofessores universitáriosEste estudo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS) com professores universitários na busca de entender sobre o grau de estresse desses profissionais. O mesmo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois o pesquisador se volta para compreensão do mundo e detém da preocupação com o caráter de acordo com características hermenêuticas na atividade de realizar pesquisa envolvendo vivências do homem. A pesquisada foi realizada no ano de 2019 e contou com a participação de 30 professores que faziam parte do quadro efetivo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Os mesmos cumpriam carga horaria de trabalho de 40 horas semanais. Como instrumento de coleta de dados contou-se com a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido, a qual também é, denominada Perceived Stress Scale (PSS). Os dados foram analisados de forma individual e conforme as respostas atribuídas por cada professor ao questionário, assim como, foram feitas análises fieis de cada resposta. Diante dos resultados analisados, é preciso que haja novos estudos, que não silenciem a realidade tanto do processo trabalho docente, assim como, sejam priorizadas ações em saúde do trabalhador.Este estudo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS) com professores universitários na busca de entender sobre o grau de estresse desses profissionais. O mesmo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois o pesquisador se volta para compreensão do mundo e detém da preocupação com o caráter de acordo com características hermenêuticas na atividade de realizar pesquisa envolvendo vivências do homem. A pesquisada foi realizada no ano de 2019 e contou com a participação de 30 professores que faziam parte do quadro efetivo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Os mesmos cumpriam carga horaria de trabalho de 40 horas semanais. Como instrumento de coleta de dados contou-se com a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido, a qual também é, denominada Perceived Stress Scale (PSS). Os dados foram analisados de forma individual e conforme as respostas atribuídas por cada professor ao questionário, assim como, foram feitas análises fieis de cada resposta. Diante dos resultados analisados, é preciso que haja novos estudos, que não silenciem a realidade tanto do processo trabalho docente, assim como, sejam priorizadas ações em saúde do trabalhador.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4980910.34117/bjdv8n6-391Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 48609-48619Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 48609-48619Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 48609-486192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49809/38023Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, RicardoNascimento, Ana Jussara Silva doAlmeida, Sueli Aparecida Albuquerque deVasconcelos, Tatiana CristinaSousa, Abraão Clementino deda Cunha , José SérgioCotta, Alexis dos SantosRamos , Francisco de Assis2022-07-26T20:30:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49809Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:49.365637Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários / Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors: Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
title Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
spellingShingle Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
Ferreira, Ricardo
magistério
escala de estresse percebido
professores universitários.
magistério
escala de estresse percebido
professores universitários
title_short Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
title_full Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
title_fullStr Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
title_full_unstemmed Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
title_sort Trabalho e saúde metal: aplicação da escala de estresse percebido com professores universitários : Work and health metal: application of the perceived stress scale with university professors
author Ferreira, Ricardo
author_facet Ferreira, Ricardo
Nascimento, Ana Jussara Silva do
Almeida, Sueli Aparecida Albuquerque de
Vasconcelos, Tatiana Cristina
Sousa, Abraão Clementino de
da Cunha , José Sérgio
Cotta, Alexis dos Santos
Ramos , Francisco de Assis
author_role author
author2 Nascimento, Ana Jussara Silva do
Almeida, Sueli Aparecida Albuquerque de
Vasconcelos, Tatiana Cristina
Sousa, Abraão Clementino de
da Cunha , José Sérgio
Cotta, Alexis dos Santos
Ramos , Francisco de Assis
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ricardo
Nascimento, Ana Jussara Silva do
Almeida, Sueli Aparecida Albuquerque de
Vasconcelos, Tatiana Cristina
Sousa, Abraão Clementino de
da Cunha , José Sérgio
Cotta, Alexis dos Santos
Ramos , Francisco de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv magistério
escala de estresse percebido
professores universitários.
magistério
escala de estresse percebido
professores universitários
topic magistério
escala de estresse percebido
professores universitários.
magistério
escala de estresse percebido
professores universitários
description Este estudo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale - PSS) com professores universitários na busca de entender sobre o grau de estresse desses profissionais. O mesmo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, pois o pesquisador se volta para compreensão do mundo e detém da preocupação com o caráter de acordo com características hermenêuticas na atividade de realizar pesquisa envolvendo vivências do homem. A pesquisada foi realizada no ano de 2019 e contou com a participação de 30 professores que faziam parte do quadro efetivo docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situada no município de Campina Grande, no Estado da Paraíba. Os mesmos cumpriam carga horaria de trabalho de 40 horas semanais. Como instrumento de coleta de dados contou-se com a aplicação de um questionário sobre a Escala de Estresse Percebido, a qual também é, denominada Perceived Stress Scale (PSS). Os dados foram analisados de forma individual e conforme as respostas atribuídas por cada professor ao questionário, assim como, foram feitas análises fieis de cada resposta. Diante dos resultados analisados, é preciso que haja novos estudos, que não silenciem a realidade tanto do processo trabalho docente, assim como, sejam priorizadas ações em saúde do trabalhador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49809
10.34117/bjdv8n6-391
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49809
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49809/38023
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 48609-48619
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 48609-48619
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 48609-48619
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645603094134784