Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Danilo Chaves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Penha, Sidnei Percia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965
Resumo: Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos.  Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados   pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”.
id VERACRUZ-0_8e796c1ae99fa29af366551188bbb8bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28965
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approachFormação CidadãEnsino por InvestigaçãoTransferência de CalorCTSAlfabetização Científica.Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos.  Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados   pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2896510.34117/bjdv7n4-643Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 42777-42788Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 42777-42788Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 42777-427882525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965/22877Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Danilo Chavesda Penha, Sidnei Percia2021-07-28T18:56:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:27.503930Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
title Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
spellingShingle Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
Rangel, Danilo Chaves
Formação Cidadã
Ensino por Investigação
Transferência de Calor
CTS
Alfabetização Científica.
title_short Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
title_full Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
title_fullStr Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
title_full_unstemmed Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
title_sort Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
author Rangel, Danilo Chaves
author_facet Rangel, Danilo Chaves
da Penha, Sidnei Percia
author_role author
author2 da Penha, Sidnei Percia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Danilo Chaves
da Penha, Sidnei Percia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Cidadã
Ensino por Investigação
Transferência de Calor
CTS
Alfabetização Científica.
topic Formação Cidadã
Ensino por Investigação
Transferência de Calor
CTS
Alfabetização Científica.
description Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos.  Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados   pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965
10.34117/bjdv7n4-643
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965/22877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 42777-42788
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 42777-42788
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 42777-42788
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645528523603968