Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965 |
Resumo: | Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos. Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”. |
id |
VERACRUZ-0_8e796c1ae99fa29af366551188bbb8bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28965 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approachFormação CidadãEnsino por InvestigaçãoTransferência de CalorCTSAlfabetização Científica.Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos. Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2896510.34117/bjdv7n4-643Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 42777-42788Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 42777-42788Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 42777-427882525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965/22877Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRangel, Danilo Chavesda Penha, Sidnei Percia2021-07-28T18:56:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:27.503930Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
title |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
spellingShingle |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach Rangel, Danilo Chaves Formação Cidadã Ensino por Investigação Transferência de Calor CTS Alfabetização Científica. |
title_short |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
title_full |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
title_fullStr |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
title_full_unstemmed |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
title_sort |
Criação de uma brigada de incêndio: uma Sequência Didática para estudo do calor em uma abordagem CTS / Creating a fire brigade: a Didactic Sequence for the study of heat in a CTS approach |
author |
Rangel, Danilo Chaves |
author_facet |
Rangel, Danilo Chaves da Penha, Sidnei Percia |
author_role |
author |
author2 |
da Penha, Sidnei Percia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rangel, Danilo Chaves da Penha, Sidnei Percia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Cidadã Ensino por Investigação Transferência de Calor CTS Alfabetização Científica. |
topic |
Formação Cidadã Ensino por Investigação Transferência de Calor CTS Alfabetização Científica. |
description |
Este trabalho traz uma proposta de sequência didática para o estudo do tema Transferência de Calor em turmas do Segundo Ano do Ensino Médio Regular, tendo como referência uma turma de trinta alunos do Colégio de Aplicação da UFRJ, localizada em bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Nossa sequência desenvolve o tema “segurança contra incêndios” tendo como base a tragédia da boate Kiss ocorrida em 2013 no estado do Rio Grande do Sul, evento que tirou a vida de mais de 200 pessoas por causa de negligência e despreparo dos envolvidos. Nesse sentido, construímos um material para o aluno amparados pela perspectiva da formação cidadã, buscando dar bases para que este se posicione criticamente frente a questões que envolvam o Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade -CTS afim de atingir alguns dos objetivos da Alfabetização Científica-AC. Sob esta perspectiva elaboramos atividades que combinassem debates e experimentações de maneira a conversar com nosso referencial metodológico, o Ensino por Investigação, buscando construir os saberes necessários para a formação de uma “brigada de incêndio simulada” para atuação no colégio. Nesta sequência discutimos a importância do fogo para a sociedade; maneiras de proteger vidas numa situação de incêndio na escola; o que é o fogo e como combatê-lo; como usar aparelhos extintores de incêndio; como as chamas se propagam pelo ambiente; e finalmente, algumas dicas de segurança. Nosso trabalho compromete-se, desta maneira, em potencializar capacidade de tomada de decisões dos sujeitos envolvidos no processo, dando-lhes base para atuarem ativamente e reflexivamente em situações de risco, além torna-los capazes de posicionarem-se acerca do tema “segurança pública”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965 10.34117/bjdv7n4-643 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28965/22877 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 42777-42788 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 42777-42788 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 42777-42788 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645528523603968 |