Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão. |
id |
VERACRUZ-0_8eea0f2851a462908cd6ab69934fea59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13237 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational trainingEscolaridade tardiaEducaçãoTrabalhoCidadania.Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1323710.34117/bjdv6n7-372Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47094-47105Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47094-47105Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47094-471052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237/11126Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ana Karen AlvesSilva, Suelene Vaz daLuz, Rosângela Medeiros da2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13237Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.924579Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
title |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training Campos, Ana Karen Alves Escolaridade tardia Educação Trabalho Cidadania. |
title_short |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
title_full |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training |
author |
Campos, Ana Karen Alves |
author_facet |
Campos, Ana Karen Alves Silva, Suelene Vaz da Luz, Rosângela Medeiros da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Suelene Vaz da Luz, Rosângela Medeiros da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ana Karen Alves Silva, Suelene Vaz da Luz, Rosângela Medeiros da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolaridade tardia Educação Trabalho Cidadania. |
topic |
Escolaridade tardia Educação Trabalho Cidadania. |
description |
Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237 10.34117/bjdv6n7-372 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-372 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237/11126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47094-47105 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47094-47105 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47094-47105 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645464343412736 |