Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ana Karen Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Suelene Vaz da, Luz, Rosângela Medeiros da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237
Resumo: Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão.
id VERACRUZ-0_8eea0f2851a462908cd6ab69934fea59
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13237
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational trainingEscolaridade tardiaEducaçãoTrabalhoCidadania.Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1323710.34117/bjdv6n7-372Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47094-47105Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47094-47105Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47094-471052525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237/11126Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Ana Karen AlvesSilva, Suelene Vaz daLuz, Rosângela Medeiros da2020-08-11T15:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13237Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:01.924579Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
title Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
spellingShingle Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
Campos, Ana Karen Alves
Escolaridade tardia
Educação
Trabalho
Cidadania.
title_short Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
title_full Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
title_fullStr Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
title_sort Educação de jovens e adultos: (trans)formando vida e formação profissional / Youth and adult education: (trans) forming life and vocational training
author Campos, Ana Karen Alves
author_facet Campos, Ana Karen Alves
Silva, Suelene Vaz da
Luz, Rosângela Medeiros da
author_role author
author2 Silva, Suelene Vaz da
Luz, Rosângela Medeiros da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ana Karen Alves
Silva, Suelene Vaz da
Luz, Rosângela Medeiros da
dc.subject.por.fl_str_mv Escolaridade tardia
Educação
Trabalho
Cidadania.
topic Escolaridade tardia
Educação
Trabalho
Cidadania.
description Este artigo apresenta um estudo realizado no contexto do ensino médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vinculada à formação profissional do Instituto Federal de Goiás, câmpus Goiânia. A pesquisa qualitativa de natureza aplicada possui 55 participantes, alunos do primeiro período, sendo 26 alunos do curso Técnico Integrado em Cozinha, 14 do curso Técnico Integrado em Informática e 15 do curso Técnico Integrado em Transporte. O objetivo do estudo foi compreender os porquês de esses alunos não terem frequentado a escola na idade esperada pelas Leis brasileiras que amparam o direito à escolaridade e de terem retomado a vida escolar. Para tanto, são considerados como princípios norteadores a Constituição Federal do Brasil/1988, que incorporou como um de seus fundamentos a proposição de que toda educação visa o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96, que estabelece ser a EJA destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade dos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria. Os resultados mostram que a vida pessoal, principalmente questões financeiras e familiares, lidera as justificativas dos participantes de abandono da escola. Por outro lado, a esperança de que a educação lhes propicie oportunidades para um melhor emprego é a razão principal de retorno à escola. Alguns deles são conscientes de que estão revestidos constitucionalmente de direitos à escolaridade e ao trabalho digno, outros definem o acesso à educação como a realização de um sonho, demostrando desconhecimento de que ela se constitui como um dever do estado e um direito do cidadão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237
10.34117/bjdv6n7-372
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13237/11126
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 47094-47105
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 47094-47105
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 47094-47105
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645464343412736