O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Nataly do Nascimento, Silva, Felipe Gabriel Gomes da, Nascimento, Bruno Tavares Félix do, Silva, Adriano Florêncio da, Carmo, Danyela da Silva do, Dionísio, Weslley Alex da Silva, Silva, Gabrielly Santos Leal da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-203
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança,  a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança.
id VERACRUZ-0_8f20a5eac1a1fe791b466fe33f430649
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11375
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PENataçãoAutismoSedentarismo e PsicomotricidadeO transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança,  a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1137510.34117/bjdv6n6-203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35738-35748Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35738-35748Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35738-357482525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375/948810.34117/bjd.v6i6.11375.g9488Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mylli Ketwlly Ferreira dosSilva, Nataly do NascimentoSilva, Felipe Gabriel Gomes daNascimento, Bruno Tavares Félix doSilva, Adriano Florêncio daCarmo, Danyela da Silva doDionísio, Weslley Alex da SilvaSilva, Gabrielly Santos Leal da2020-07-21T19:01:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11375Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:09.555032Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
title O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
spellingShingle O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Natação
Autismo
Sedentarismo e Psicomotricidade
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Natação
Autismo
Sedentarismo e Psicomotricidade
title_short O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
title_full O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
title_fullStr O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
title_full_unstemmed O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
title_sort O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
author Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
author_facet Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Silva, Nataly do Nascimento
Silva, Felipe Gabriel Gomes da
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Silva, Adriano Florêncio da
Carmo, Danyela da Silva do
Dionísio, Weslley Alex da Silva
Silva, Gabrielly Santos Leal da
Silva, Nataly do Nascimento
Silva, Felipe Gabriel Gomes da
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Silva, Adriano Florêncio da
Carmo, Danyela da Silva do
Dionísio, Weslley Alex da Silva
Silva, Gabrielly Santos Leal da
author_role author
author2 Silva, Nataly do Nascimento
Silva, Felipe Gabriel Gomes da
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Silva, Adriano Florêncio da
Carmo, Danyela da Silva do
Dionísio, Weslley Alex da Silva
Silva, Gabrielly Santos Leal da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos
Silva, Nataly do Nascimento
Silva, Felipe Gabriel Gomes da
Nascimento, Bruno Tavares Félix do
Silva, Adriano Florêncio da
Carmo, Danyela da Silva do
Dionísio, Weslley Alex da Silva
Silva, Gabrielly Santos Leal da
dc.subject.por.fl_str_mv Natação
Autismo
Sedentarismo e Psicomotricidade
topic Natação
Autismo
Sedentarismo e Psicomotricidade
description O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança,  a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375
10.34117/bjdv6n6-203
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375/9488
10.34117/bjd.v6i6.11375.g9488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35738-35748
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35738-35748
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35738-35748
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183608347000832
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-203