O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-203 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança, a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança. |
id |
VERACRUZ-0_8f20a5eac1a1fe791b466fe33f430649 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11375 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PENataçãoAutismoSedentarismo e PsicomotricidadeO transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança, a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1137510.34117/bjdv6n6-203Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35738-35748Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35738-35748Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35738-357482525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375/948810.34117/bjd.v6i6.11375.g9488Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Mylli Ketwlly Ferreira dosSilva, Nataly do NascimentoSilva, Felipe Gabriel Gomes daNascimento, Bruno Tavares Félix doSilva, Adriano Florêncio daCarmo, Danyela da Silva doDionísio, Weslley Alex da SilvaSilva, Gabrielly Santos Leal da2020-07-21T19:01:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11375Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:09.555032Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
title |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
spellingShingle |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos Natação Autismo Sedentarismo e Psicomotricidade Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos Natação Autismo Sedentarismo e Psicomotricidade |
title_short |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
title_full |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
title_fullStr |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
title_full_unstemmed |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
title_sort |
O benefício da natação no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA: um relato de experiência do trabalho realizado no instituto espaço vida no município de Vitoria De Santo Antão-PE / The benefit of swimming in the treatment of children diagnosticated with TEA: an experience report of the work carried out at the espaço vida institute in the municipality of Vitoria de Santo Antão-PE |
author |
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos Silva, Nataly do Nascimento Silva, Felipe Gabriel Gomes da Nascimento, Bruno Tavares Félix do Silva, Adriano Florêncio da Carmo, Danyela da Silva do Dionísio, Weslley Alex da Silva Silva, Gabrielly Santos Leal da Silva, Nataly do Nascimento Silva, Felipe Gabriel Gomes da Nascimento, Bruno Tavares Félix do Silva, Adriano Florêncio da Carmo, Danyela da Silva do Dionísio, Weslley Alex da Silva Silva, Gabrielly Santos Leal da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Nataly do Nascimento Silva, Felipe Gabriel Gomes da Nascimento, Bruno Tavares Félix do Silva, Adriano Florêncio da Carmo, Danyela da Silva do Dionísio, Weslley Alex da Silva Silva, Gabrielly Santos Leal da |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Mylli Ketwlly Ferreira dos Silva, Nataly do Nascimento Silva, Felipe Gabriel Gomes da Nascimento, Bruno Tavares Félix do Silva, Adriano Florêncio da Carmo, Danyela da Silva do Dionísio, Weslley Alex da Silva Silva, Gabrielly Santos Leal da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação Autismo Sedentarismo e Psicomotricidade |
topic |
Natação Autismo Sedentarismo e Psicomotricidade |
description |
O transtorno do espectro autista (TEA) é definido como um distúrbio que atinge o desenvolvimento neurológico que deve estar presente desde a infância, causado por comprometimentos de ordem sócio comunicativa e comportamental, as áreas de comprometimento estão ligadas a déficits na comunicação, acarretando uma inibição na interação social e os padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Segundo a ONU estima-se que cerca de 1% da população mundial possui ou está esquadrado em algum transtorno do espectro autista, e que em sua maioria são crianças, se tornando mais perceptível no período pré-operatório que de acordo com Piaget se encontra na fase dos 2 aos 6 anos. O objetivo do presente estudo é analisar os resultados obtidos na literatura científica, sobre a natação e seus benefícios no desenvolvimento de crianças com TEA, e comparar com os resultados obtidos no trabalho realizado pela autora em suas aulas de natação no Instituto Espaço Vida no ano de 2018, por meio da avaliação subjetiva global. E por fim, foi concluído que a natação pode transformar a qualidade de vida de uma criança com TEA, que sai do estado de sedentários para uma vida ativa e mais saudável, além de se trabalhar todo o acervo motor da criança como a flexibilidade, lateralidade, agilidade, força entre outras e também tem impacto direto nos principais déficits centrais do TEA, estimulando as relações, a comunicação, o toque, a autoconfiança, a autonomia e vários outros, sendo uma prática extremamente divertida e prazerosa para a criança. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375 10.34117/bjdv6n6-203 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11375/9488 10.34117/bjd.v6i6.11375.g9488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 35738-35748 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 35738-35748 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 35738-35748 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183608347000832 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-203 |