Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n7-247 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13001 |
Resumo: | O presente trabalho buscou realizar um estudo acerca dos fatores determinantes na tomada de decisão na escolha do chip de operadora de telefonia móvel de determinado público na região metropolitana de Goiânia-GO. Desta forma, o objetivo geral foi apresentar o perfil do consumidor da operadora; destacar quais os tipos de operadoras mais escolhidas; elencar quais os fatores e hábitos que influenciam na decisão de aquisição da operadora. Trata-se de um estudo de corte transversal analítico com abordagem quantitativa. Na fundamentação teórica, foram abordados os conceitos e teorias motivacionais e do comportamento do consumidor. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário para um espaço amostral de 100 indivíduos, acima de 18 anos, em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia. Como critérios de inclusão, foram pesquisados somente os entrevistados maiores de 18 anos, que são consumidores de chip de telefonia móvel e que estavam circulando em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia, Goiás. Como critérios de exclusão, foram elencados os dados das pessoas que afirmaram consumir um chip de operadora de telefonia móvel. Conclui-se que o perfil traçado nessa pesquisa indica importância com o fator econômico para o consumo dos serviços do chip, que necessita do consumo da internet e tem um perfil que se apega a operadora, sendo fiel a mesma por longos períodos, apenas trocando-a quando a mesma apresenta instabilidades de sinal. |
id |
VERACRUZ-0_90bb9076c25cbd72a1e53b2950887e25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13001 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chipConsumidor. Telefonia. ConsumoO presente trabalho buscou realizar um estudo acerca dos fatores determinantes na tomada de decisão na escolha do chip de operadora de telefonia móvel de determinado público na região metropolitana de Goiânia-GO. Desta forma, o objetivo geral foi apresentar o perfil do consumidor da operadora; destacar quais os tipos de operadoras mais escolhidas; elencar quais os fatores e hábitos que influenciam na decisão de aquisição da operadora. Trata-se de um estudo de corte transversal analítico com abordagem quantitativa. Na fundamentação teórica, foram abordados os conceitos e teorias motivacionais e do comportamento do consumidor. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário para um espaço amostral de 100 indivíduos, acima de 18 anos, em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia. Como critérios de inclusão, foram pesquisados somente os entrevistados maiores de 18 anos, que são consumidores de chip de telefonia móvel e que estavam circulando em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia, Goiás. Como critérios de exclusão, foram elencados os dados das pessoas que afirmaram consumir um chip de operadora de telefonia móvel. Conclui-se que o perfil traçado nessa pesquisa indica importância com o fator econômico para o consumo dos serviços do chip, que necessita do consumo da internet e tem um perfil que se apega a operadora, sendo fiel a mesma por longos períodos, apenas trocando-a quando a mesma apresenta instabilidades de sinal. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1300110.34117/bjdv6n7-247Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45499-45514Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45499-45514Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45499-455142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13001/10936Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruvinel, Ilton BelchiorSousa, Gabriel Fernando Pereira deSantos, Eder Luz Xavier dosVargas, Michell FreitasJesus, Rassan Solrevisky deCastro, Paula Roberta deSilva, Drewet PiresAlmeida, Flávio do Carmo2020-08-11T15:17:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13001Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:54.526862Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
title |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
spellingShingle |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip Cruvinel, Ilton Belchior Consumidor. Telefonia. Consumo Cruvinel, Ilton Belchior Consumidor. Telefonia. Consumo |
title_short |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
title_full |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
title_fullStr |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
title_sort |
Fatores que influenciam a tomada de decisão dos consumidores na aquisição de chip de operadora de telefonia móvel / Factors that influence consumer decision-making when purchasing a mobile operator chip |
author |
Cruvinel, Ilton Belchior |
author_facet |
Cruvinel, Ilton Belchior Cruvinel, Ilton Belchior Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Vargas, Michell Freitas Jesus, Rassan Solrevisky de Castro, Paula Roberta de Silva, Drewet Pires Almeida, Flávio do Carmo Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Vargas, Michell Freitas Jesus, Rassan Solrevisky de Castro, Paula Roberta de Silva, Drewet Pires Almeida, Flávio do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Vargas, Michell Freitas Jesus, Rassan Solrevisky de Castro, Paula Roberta de Silva, Drewet Pires Almeida, Flávio do Carmo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruvinel, Ilton Belchior Sousa, Gabriel Fernando Pereira de Santos, Eder Luz Xavier dos Vargas, Michell Freitas Jesus, Rassan Solrevisky de Castro, Paula Roberta de Silva, Drewet Pires Almeida, Flávio do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumidor. Telefonia. Consumo |
topic |
Consumidor. Telefonia. Consumo |
description |
O presente trabalho buscou realizar um estudo acerca dos fatores determinantes na tomada de decisão na escolha do chip de operadora de telefonia móvel de determinado público na região metropolitana de Goiânia-GO. Desta forma, o objetivo geral foi apresentar o perfil do consumidor da operadora; destacar quais os tipos de operadoras mais escolhidas; elencar quais os fatores e hábitos que influenciam na decisão de aquisição da operadora. Trata-se de um estudo de corte transversal analítico com abordagem quantitativa. Na fundamentação teórica, foram abordados os conceitos e teorias motivacionais e do comportamento do consumidor. Como procedimento metodológico, fez-se uma pesquisa qualitativa através da aplicação de um questionário para um espaço amostral de 100 indivíduos, acima de 18 anos, em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia. Como critérios de inclusão, foram pesquisados somente os entrevistados maiores de 18 anos, que são consumidores de chip de telefonia móvel e que estavam circulando em 5 pontos da Avenida Anhanguera, em Goiânia, Goiás. Como critérios de exclusão, foram elencados os dados das pessoas que afirmaram consumir um chip de operadora de telefonia móvel. Conclui-se que o perfil traçado nessa pesquisa indica importância com o fator econômico para o consumo dos serviços do chip, que necessita do consumo da internet e tem um perfil que se apega a operadora, sendo fiel a mesma por longos períodos, apenas trocando-a quando a mesma apresenta instabilidades de sinal. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13001 10.34117/bjdv6n7-247 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13001 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13001/10936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 45499-45514 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 45499-45514 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 45499-45514 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183777413103616 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-247 |