Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Aline Silva de Souza
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Maria Fernanda da Silva, Paixão, Rayana Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST.
id VERACRUZ-0_914d5f761606fb36b7437bd0b312677a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32262
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th gradeAlinhamento construtivoEnsinoInfecções Sexualmente Transmissíveis (IST)Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3226210.34117/bjdv7n7-022Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65493-65502Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65493-65502Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65493-655022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Aline Silva de SouzaGomes, Maria Fernanda da SilvaPaixão, Rayana Melo2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32262Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:03.289046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
title Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
Barros, Aline Silva de Souza
Alinhamento construtivo
Ensino
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
title_short Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
title_full Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
title_sort Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
author Barros, Aline Silva de Souza
author_facet Barros, Aline Silva de Souza
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Paixão, Rayana Melo
author_role author
author2 Gomes, Maria Fernanda da Silva
Paixão, Rayana Melo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Aline Silva de Souza
Gomes, Maria Fernanda da Silva
Paixão, Rayana Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Alinhamento construtivo
Ensino
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
topic Alinhamento construtivo
Ensino
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262
10.34117/bjdv7n7-022
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65493-65502
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65493-65502
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65493-65502
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645543219396608