Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST. |
id |
VERACRUZ-0_914d5f761606fb36b7437bd0b312677a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32262 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th gradeAlinhamento construtivoEnsinoInfecções Sexualmente Transmissíveis (IST)Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3226210.34117/bjdv7n7-022Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65493-65502Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65493-65502Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65493-655022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Aline Silva de SouzaGomes, Maria Fernanda da SilvaPaixão, Rayana Melo2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32262Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:03.289046Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
title |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
spellingShingle |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade Barros, Aline Silva de Souza Alinhamento construtivo Ensino Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) |
title_short |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
title_full |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
title_fullStr |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
title_sort |
Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade |
author |
Barros, Aline Silva de Souza |
author_facet |
Barros, Aline Silva de Souza Gomes, Maria Fernanda da Silva Paixão, Rayana Melo |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Fernanda da Silva Paixão, Rayana Melo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Aline Silva de Souza Gomes, Maria Fernanda da Silva Paixão, Rayana Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alinhamento construtivo Ensino Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) |
topic |
Alinhamento construtivo Ensino Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262 10.34117/bjdv7n7-022 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32262/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65493-65502 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65493-65502 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65493-65502 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645543219396608 |