Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856 |
Resumo: | Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria. |
id |
VERACRUZ-0_9314dadd211ef8e4ab6cc54513200a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39856 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorshipFormação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto.Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3985610.34117/bjdv7n11-332Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106433-106447Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106433-106447Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106433-1064472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Gleidi VanLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39856Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.093356Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
title |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
spellingShingle |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship dos Santos, Gleidi Van Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto. |
title_short |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
title_full |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
title_fullStr |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
title_full_unstemmed |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
title_sort |
Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship |
author |
dos Santos, Gleidi Van |
author_facet |
dos Santos, Gleidi Van Leal, Débora Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Leal, Débora Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Gleidi Van Leal, Débora Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto. |
topic |
Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto. |
description |
Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856 10.34117/bjdv7n11-332 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n11-332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106433-106447 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106433-106447 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106433-106447 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645567328256000 |