Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Gleidi Van
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leal, Débora Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856
Resumo: Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria.  
id VERACRUZ-0_9314dadd211ef8e4ab6cc54513200a02
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39856
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorshipFormação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto.Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3985610.34117/bjdv7n11-332Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106433-106447Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106433-106447Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106433-1064472525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Gleidi VanLeal, Débora Araújo2021-12-01T11:17:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/39856Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:19:49.093356Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
title Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
spellingShingle Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
dos Santos, Gleidi Van
Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto.
title_short Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
title_full Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
title_fullStr Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
title_full_unstemmed Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
title_sort Formação de Professores no Brasil, um breve histórico: cenários de confronto, silêncio e autoria / Teacher Education in Brazil, a brief history: scenarios of confrontation, silence and authorship
author dos Santos, Gleidi Van
author_facet dos Santos, Gleidi Van
Leal, Débora Araújo
author_role author
author2 Leal, Débora Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Gleidi Van
Leal, Débora Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto.
topic Formação de Professores. Profissão docente. Historicidade. Cenários de confronto.
description Este artigo objetiva discorrer sobre a importância da formação de professores no Brasil, para tal se faz necessário refletir os primórdios do seu surgimento. O iniciar da profissão docente e o fortalecimento dessa formação a nível superior, no primeiro momento da história foi de única e exclusiva iniciativa na vinda dos padres jesuítas durante os séculos XVI e XVII. A pesquisa de cunho qualitativo e bibliográfico teve como base referencial os estudos de Azevedo (1963), Ferreira (2000), Ribeiro (1995), Nóvoa (1995), Oliveira (2018), Moreira (2000), Brandão (2016), Libâneo e Pimenta (1999), entre outros. Adotou-se a metodologia prescrita na abordagem qualitativa descritiva a partir de análise teórica, buscando discorrer criticamente sobre o processo de formação de professor no Brasil. Por fim de posse dos resultados aponta-se nas considerações finais que muitos professores desses cursos trazem experiências na prática de educação básica, são suportados por teorias e aderem ações que combinam com a realidade e com isso, na maioria das vezes, os graduandos saem praticando o aprendido nos cursos de formação continuada para estar mais próximo da ação da docência pela ação da teoria.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856
10.34117/bjdv7n11-332
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n11-332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/39856/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 11 (2021); 106433-106447
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 11 (2021); 106433-106447
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 11 (2021); 106433-106447
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645567328256000