Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15985 |
Resumo: | O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como finalidade contribuir positivamente para a formação de estudantes e profissionais de saúde e educação. O presente estudo objetivou compreender a formação dos profissionais da saúde voltada ao PSE, a opinião deles acerca do programa e o modo como a capacitação que recebem tem influência na execução das ações. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 12 profissionais da ESF do município do Crato, Ceará. Os dados foram analisados segundo o método de Minayo e correlacionados com a literatura. Constatou-se que a formação dos profissionais em relação ao PSE não ocorre de maneira continuada. Além disso, os profissionais relataram o distanciamento entre os setores saúde e educação para o desenvolvimento das ações do PSE. A realização desse trabalho permitiu contribuir com a literatura a respeito do PSE, principalmente evidenciando a importância da formação dos profissionais para o desenvolvimento das ações. Considera-se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras com os profissionais da educação, no intuito de compreender as potencialidades e fragilidades desse grupo tão importante para o sucesso do PSE. |
id |
VERACRUZ-0_946e9bb5e94c2dffe0cd357d0f4390f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15985 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, BrazilPrograma Saúde na EscolaEstratégia Saúde da FamíliaPromoção da Saúde.O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como finalidade contribuir positivamente para a formação de estudantes e profissionais de saúde e educação. O presente estudo objetivou compreender a formação dos profissionais da saúde voltada ao PSE, a opinião deles acerca do programa e o modo como a capacitação que recebem tem influência na execução das ações. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 12 profissionais da ESF do município do Crato, Ceará. Os dados foram analisados segundo o método de Minayo e correlacionados com a literatura. Constatou-se que a formação dos profissionais em relação ao PSE não ocorre de maneira continuada. Além disso, os profissionais relataram o distanciamento entre os setores saúde e educação para o desenvolvimento das ações do PSE. A realização desse trabalho permitiu contribuir com a literatura a respeito do PSE, principalmente evidenciando a importância da formação dos profissionais para o desenvolvimento das ações. Considera-se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras com os profissionais da educação, no intuito de compreender as potencialidades e fragilidades desse grupo tão importante para o sucesso do PSE.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1598510.34117/bjdv6n9-014Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64188-64201Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64188-64201Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64188-642012525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15985/13102Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Bruna Cavalcante DomingosBarbosa, Maysa de OliveiraMarinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá BarretoMartins, Rosa Maria GrangeiroAlencar, Ana Paula AgostinhoAlves, Dailon de AraújoBeltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos deMachado, Maria de Fátima Antero Sousa2020-10-14T16:32:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15985Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:22.655118Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
title |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
spellingShingle |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil Dias, Bruna Cavalcante Domingos Programa Saúde na Escola Estratégia Saúde da Família Promoção da Saúde. |
title_short |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
title_full |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
title_fullStr |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
title_full_unstemmed |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
title_sort |
Programa Saúde na Escola (PSE): o processo de formação dos profissionais no município do Crato, Ceará, Brasil / School Sealth Program: the process of training of professional in the municipality of Crato, Ceará, Brazil |
author |
Dias, Bruna Cavalcante Domingos |
author_facet |
Dias, Bruna Cavalcante Domingos Barbosa, Maysa de Oliveira Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Martins, Rosa Maria Grangeiro Alencar, Ana Paula Agostinho Alves, Dailon de Araújo Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Maysa de Oliveira Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Martins, Rosa Maria Grangeiro Alencar, Ana Paula Agostinho Alves, Dailon de Araújo Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Bruna Cavalcante Domingos Barbosa, Maysa de Oliveira Marinho, Mirna Neyara Alexandre de Sá Barreto Martins, Rosa Maria Grangeiro Alencar, Ana Paula Agostinho Alves, Dailon de Araújo Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de Machado, Maria de Fátima Antero Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Saúde na Escola Estratégia Saúde da Família Promoção da Saúde. |
topic |
Programa Saúde na Escola Estratégia Saúde da Família Promoção da Saúde. |
description |
O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como finalidade contribuir positivamente para a formação de estudantes e profissionais de saúde e educação. O presente estudo objetivou compreender a formação dos profissionais da saúde voltada ao PSE, a opinião deles acerca do programa e o modo como a capacitação que recebem tem influência na execução das ações. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 12 profissionais da ESF do município do Crato, Ceará. Os dados foram analisados segundo o método de Minayo e correlacionados com a literatura. Constatou-se que a formação dos profissionais em relação ao PSE não ocorre de maneira continuada. Além disso, os profissionais relataram o distanciamento entre os setores saúde e educação para o desenvolvimento das ações do PSE. A realização desse trabalho permitiu contribuir com a literatura a respeito do PSE, principalmente evidenciando a importância da formação dos profissionais para o desenvolvimento das ações. Considera-se relevante o desenvolvimento de pesquisas futuras com os profissionais da educação, no intuito de compreender as potencialidades e fragilidades desse grupo tão importante para o sucesso do PSE. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15985 10.34117/bjdv6n9-014 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15985 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-014 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15985/13102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 64188-64201 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 64188-64201 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 64188-64201 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645476036083712 |