Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441 |
Resumo: | Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos. |
id |
VERACRUZ-0_948192635b99e3c5d43de607b81cf818 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8441 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience reportPsicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/844110.34117/bjdv6n4-060Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 17445-17449Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 17445-17449Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 17445-174492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441/9711Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Emanuele NaiaraSantana, Nayara Queiroz deBraghin, Renato SallaBorges, Kleber FarinazoFoschiera, Diogo BertellaRibeiro, Cezar Grontowski2020-06-15T11:09:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8441Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:52.456754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
title |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
spellingShingle |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report Quadros, Emanuele Naiara Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada. |
title_short |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
title_full |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
title_fullStr |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
title_full_unstemmed |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
title_sort |
Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report |
author |
Quadros, Emanuele Naiara |
author_facet |
Quadros, Emanuele Naiara Santana, Nayara Queiroz de Braghin, Renato Salla Borges, Kleber Farinazo Foschiera, Diogo Bertella Ribeiro, Cezar Grontowski |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Nayara Queiroz de Braghin, Renato Salla Borges, Kleber Farinazo Foschiera, Diogo Bertella Ribeiro, Cezar Grontowski |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Emanuele Naiara Santana, Nayara Queiroz de Braghin, Renato Salla Borges, Kleber Farinazo Foschiera, Diogo Bertella Ribeiro, Cezar Grontowski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada. |
topic |
Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada. |
description |
Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441 10.34117/bjdv6n4-060 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441/9711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 17445-17449 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 17445-17449 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 17445-17449 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645446500843520 |