Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Emanuele Naiara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Nayara Queiroz de, Braghin, Renato Salla, Borges, Kleber Farinazo, Foschiera, Diogo Bertella, Ribeiro, Cezar Grontowski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441
Resumo: Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos.
id VERACRUZ-0_948192635b99e3c5d43de607b81cf818
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8441
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience reportPsicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/844110.34117/bjdv6n4-060Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 17445-17449Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 17445-17449Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 17445-174492525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441/9711Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Emanuele NaiaraSantana, Nayara Queiroz deBraghin, Renato SallaBorges, Kleber FarinazoFoschiera, Diogo BertellaRibeiro, Cezar Grontowski2020-06-15T11:09:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8441Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:52.456754Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
title Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
spellingShingle Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
Quadros, Emanuele Naiara
Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.
title_short Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
title_full Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
title_fullStr Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
title_full_unstemmed Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
title_sort Tapete das sensações um trabalho possível na educação infantil: relato de experiência / Sensation carpet a possible job in childhood education: experience report
author Quadros, Emanuele Naiara
author_facet Quadros, Emanuele Naiara
Santana, Nayara Queiroz de
Braghin, Renato Salla
Borges, Kleber Farinazo
Foschiera, Diogo Bertella
Ribeiro, Cezar Grontowski
author_role author
author2 Santana, Nayara Queiroz de
Braghin, Renato Salla
Borges, Kleber Farinazo
Foschiera, Diogo Bertella
Ribeiro, Cezar Grontowski
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Emanuele Naiara
Santana, Nayara Queiroz de
Braghin, Renato Salla
Borges, Kleber Farinazo
Foschiera, Diogo Bertella
Ribeiro, Cezar Grontowski
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.
topic Psicomotricidade. Sustentabilidade. Educação Física adaptada.
description Baseados no desenvolvimento através do esquema corporal e da estimulação perceptiva, tornasse necessário que a criança realize atividades diferenciadas para ajudar na sua percepção do Eu e do mundo. Com isso o objetivo deste estudo foi relatar como ocorreu uma aula com um material reciclável que estimula os sentidos (tapete das sensações). O presente trabalho é um relato de experiencia onde foi construído um tapete de EVA no formato da brincadeira amarelinha, onde em cada quadrado foram colados materiais de diversas texturas, cores, tamanhos e sons, nomeado de "tapete das sensações". O uso do mesmo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), para aproximadamente 45 alunos de dois a quatro anos de idade da cidade de Curitiba, adotando a abordagem da psicomotricidade. O objetivo da atividade foi com que os alunos identificassem os materiais do tapete e experimentassem o mesmo de maneira livre. O tapete proporcionou que os alunos sentissem as diferenças de cada material, textura e som. Pode-se notar que os alunos ao visualizarem o material demonstraram curiosidade, a atividade foi realizada com êxito, compreendendo e explorando os sentidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441
10.34117/bjdv6n4-060
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8441/9711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 17445-17449
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 17445-17449
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 17445-17449
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645446500843520