Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Renata Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira, Silva Lima, Paulo Ricardo, da Silva, Sheyla Maria Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n9-087
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156
Resumo: O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica.  
id VERACRUZ-0_9572a7b06dd2aac36f191b66931a4329
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16156
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1615610.34117/bjdv6n9-087Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65182-652012525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156/13221Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Renata SouzaNunes Pereira, Ana Carolina de OliveiraSilva Lima, Paulo Ricardoda Silva, Sheyla Maria Rodrigues2020-10-14T16:32:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:27.210041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
title Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
spellingShingle Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
de Lima, Renata Souza
Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.
de Lima, Renata Souza
Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.
title_short Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
title_full Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
title_fullStr Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
title_full_unstemmed Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
title_sort Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
author de Lima, Renata Souza
author_facet de Lima, Renata Souza
de Lima, Renata Souza
Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira
Silva Lima, Paulo Ricardo
da Silva, Sheyla Maria Rodrigues
Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira
Silva Lima, Paulo Ricardo
da Silva, Sheyla Maria Rodrigues
author_role author
author2 Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira
Silva Lima, Paulo Ricardo
da Silva, Sheyla Maria Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lima, Renata Souza
Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira
Silva Lima, Paulo Ricardo
da Silva, Sheyla Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.
topic Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.
description O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156
10.34117/bjdv6n9-087
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156/13221
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65182-65201
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65182-65201
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65182-65201
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183744166952960
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n9-087