Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. |
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Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1615610.34117/bjdv6n9-087Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65182-652012525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156/13221Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Renata SouzaNunes Pereira, Ana Carolina de OliveiraSilva Lima, Paulo Ricardoda Silva, Sheyla Maria Rodrigues2020-10-14T16:32:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:27.210041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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