Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n9-087 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. |
id |
VERACRUZ-0_9572a7b06dd2aac36f191b66931a4329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16156 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19.O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1615610.34117/bjdv6n9-087Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65182-65201Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65182-652012525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156/13221Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima, Renata SouzaNunes Pereira, Ana Carolina de OliveiraSilva Lima, Paulo Ricardoda Silva, Sheyla Maria Rodrigues2020-10-14T16:32:11Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:27.210041Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
title |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
spellingShingle |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 de Lima, Renata Souza Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19. de Lima, Renata Souza Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19. |
title_short |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
title_full |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
title_fullStr |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
title_full_unstemmed |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
title_sort |
Avanços neoliberais no Conselho Nacional de Educação: análise do Parecer Nº 05/2020 / Neoliberal advances in the National Council of Education: analysis of Opinion Nº 05/2020 |
author |
de Lima, Renata Souza |
author_facet |
de Lima, Renata Souza de Lima, Renata Souza Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira Silva Lima, Paulo Ricardo da Silva, Sheyla Maria Rodrigues Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira Silva Lima, Paulo Ricardo da Silva, Sheyla Maria Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira Silva Lima, Paulo Ricardo da Silva, Sheyla Maria Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Lima, Renata Souza Nunes Pereira, Ana Carolina de Oliveira Silva Lima, Paulo Ricardo da Silva, Sheyla Maria Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19. |
topic |
Educação Brasileira. Neoliberalismo. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 5/2020. Pandemia COVID-19. |
description |
O presente artigo busca compreender como vem se dando a influência neoliberal no Conselho Nacional de Educação (CNE), pós golpe de 2016. Em especial, em como se dá essa interferência na atuação do CNE durante a Pandemia COVID-19. Para tanto, inicia-se com breves considerações acerca do aprofundamento da agenda neoliberal para a educação no contexto político e social pós-golpe de 2016, para a seguir expor as mudanças antidemocráticas ocorridas na composição do CNE quando da posse do Presidente Interino Michel Temer. É analisada a influência neoliberal no Parecer nº 5/2020 de autoria do CNE editado durante a Pandemia do Coronavírus. Para realizar este estudo nos fundamentamos nas obras de SANTOS (2020), ADRIÃO (2018), LOMBARDI (2018), NEVES (2005) entre outros. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, fundada na análise de conteúdo auxiliada pelas técnicas de pesquisa bibliográfica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156 10.34117/bjdv6n9-087 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16156/13221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 65182-65201 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 65182-65201 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 65182-65201 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183744166952960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-087 |