Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Lívia dos Reis
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Luciana Alexandre do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171
Resumo: A nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. 
id VERACRUZ-0_95c331aa13d56d20c038f65cfcfb5ba2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44171
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPECovid-19EAPEEnsino RemotoFormação ContinuadaTICEA nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4417110.34117/bjdv8n2-246Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12146-12158Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12146-12158Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12146-121582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Lívia dos ReisSilva, Luciana Alexandre do Nascimento2022-03-02T14:25:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44171Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:37.073333Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
title Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
spellingShingle Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
Amorim, Lívia dos Reis
Covid-19
EAPE
Ensino Remoto
Formação Continuada
TICE
title_short Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
title_full Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
title_fullStr Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
title_full_unstemmed Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
title_sort Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
author Amorim, Lívia dos Reis
author_facet Amorim, Lívia dos Reis
Silva, Luciana Alexandre do Nascimento
author_role author
author2 Silva, Luciana Alexandre do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Lívia dos Reis
Silva, Luciana Alexandre do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
EAPE
Ensino Remoto
Formação Continuada
TICE
topic Covid-19
EAPE
Ensino Remoto
Formação Continuada
TICE
description A nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171
10.34117/bjdv8n2-246
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12146-12158
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12146-12158
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12146-12158
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583320088576