Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171 |
Resumo: | A nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. |
id |
VERACRUZ-0_95c331aa13d56d20c038f65cfcfb5ba2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44171 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPECovid-19EAPEEnsino RemotoFormação ContinuadaTICEA nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4417110.34117/bjdv8n2-246Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12146-12158Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12146-12158Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12146-121582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Lívia dos ReisSilva, Luciana Alexandre do Nascimento2022-03-02T14:25:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44171Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:37.073333Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
title |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
spellingShingle |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE Amorim, Lívia dos Reis Covid-19 EAPE Ensino Remoto Formação Continuada TICE |
title_short |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
title_full |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
title_fullStr |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
title_full_unstemmed |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
title_sort |
Formação continuada docente em tempos de ensino remoto emergencial: a colaboração da EAPE / Continuing teacher education in times of emergency remote teaching: the collaboration of EAPE |
author |
Amorim, Lívia dos Reis |
author_facet |
Amorim, Lívia dos Reis Silva, Luciana Alexandre do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Luciana Alexandre do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Lívia dos Reis Silva, Luciana Alexandre do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 EAPE Ensino Remoto Formação Continuada TICE |
topic |
Covid-19 EAPE Ensino Remoto Formação Continuada TICE |
description |
A nova conjuntura educacional, decorrente do distanciamento social causado pelo fechamento de escolas em todos os países, tem imposto repensar as práticas educacionais, exigindo um olhar atento e de acolhimento aos professores. O aporte teórico-epistemológico elencado nesse estudo visa fomentar a reflexão sobre a formação docente, posto que estes estão na linha de frente da Educação em tempos de Covid-19. O objetivo desta pesquisa se situa na investigação das possibilidades da EAPE na promoção da formação continuada de professores da rede pública do Distrito Federal, no processo de continuidade das aulas durante a pandemia, com base na instrumentalização para o uso das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) e práticas metodológicas para condução de aulas online na modalidade de Ensino Remoto Emergencial. A EAPE favorece mudanças significativas no cenário educacional, pois contempla pontos essenciais para que os docentes possam superar suas dificuldades ao seguir o novo modelo de ensino. Evidencia-se em todo o processo de formação desenvolvido pela EAPE, a solicitude com o acolhimento, cuidado e preocupação em preparar os professores da Secretaria de Estado de Educação do DF na construção satisfatória, do ensino e da aprendizagem, em tempos difíceis como no caso da pandemia de Covid-19. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171 10.34117/bjdv8n2-246 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44171/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12146-12158 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12146-12158 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12146-12158 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583320088576 |