A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161 |
Resumo: | O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles. |
id |
VERACRUZ-0_968d6f98bdac2f2483e3a862303ba527 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12161 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic educationLeitura e escritaLetramento literárioOficinas de letramento.O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1216110.34117/bjdv6n6-550Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40515-40525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40515-40525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40515-405252525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161/10238Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Jamille CarvalhoCabral, Marlucia Barros Lopes2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12161Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:31.302510Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
title |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
spellingShingle |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education Rocha, Jamille Carvalho Leitura e escrita Letramento literário Oficinas de letramento. |
title_short |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
title_full |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
title_fullStr |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
title_full_unstemmed |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
title_sort |
A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education |
author |
Rocha, Jamille Carvalho |
author_facet |
Rocha, Jamille Carvalho Cabral, Marlucia Barros Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cabral, Marlucia Barros Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jamille Carvalho Cabral, Marlucia Barros Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Letramento literário Oficinas de letramento. |
topic |
Leitura e escrita Letramento literário Oficinas de letramento. |
description |
O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161 10.34117/bjdv6n6-550 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161/10238 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40515-40525 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40515-40525 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40515-40525 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459934150656 |