A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jamille Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cabral, Marlucia Barros Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161
Resumo: O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles.  
id VERACRUZ-0_968d6f98bdac2f2483e3a862303ba527
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12161
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic educationLeitura e escritaLetramento literárioOficinas de letramento.O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1216110.34117/bjdv6n6-550Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40515-40525Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40515-40525Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40515-405252525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161/10238Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Jamille CarvalhoCabral, Marlucia Barros Lopes2020-07-21T19:01:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12161Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:31.302510Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
title A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
spellingShingle A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
Rocha, Jamille Carvalho
Leitura e escrita
Letramento literário
Oficinas de letramento.
title_short A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
title_full A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
title_fullStr A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
title_full_unstemmed A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
title_sort A contribuição do letramento literário e das oficinas de letramento para as atividades de leitura e escrita na educação básica / The contribution of literary lettering and lettering workshops for reading and writing activities in basic education
author Rocha, Jamille Carvalho
author_facet Rocha, Jamille Carvalho
Cabral, Marlucia Barros Lopes
author_role author
author2 Cabral, Marlucia Barros Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jamille Carvalho
Cabral, Marlucia Barros Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Letramento literário
Oficinas de letramento.
topic Leitura e escrita
Letramento literário
Oficinas de letramento.
description O exercício da leitura e da escrita deve ser constante na vida dos estudantes e visto por eles como algo importante e prazeroso. No entanto, alguns discentes não demonstram interesse em participar de atividades que demandam o ato de ler e escrever. A partir desta problemática, surgiu a elaboração deste artigo que apresenta uma experiência bem-sucedida realizada, por meio do letramento literário e de oficinas de letramento (CABRAL, 2016), numa escola pública da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, com alunos de uma turma do 9º ano. Metodologicamente, adota as orientações da pesquisa-ação, de natureza qualitativa. Teoricamente, fundamenta-se nas ideias de autores como Cabral (2016), Cosson (2018) e Marcuschi (2007) principalmente, que consideram a leitura e a escrita como práticas sociais. O estudo mostra que o letramento literário e as oficinas de letramento proporcionaram aos alunos aulas mais atrativas e dinâmicas, promovendo a interação deles e uma nova visão, agradável e positiva, do ato de ler e escrever. Além disso, constata-se que os discentes ficaram entusiasmados pela literatura, construindo conhecimentos relevantes à formação social crítica e consciente do papel social deles.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161
10.34117/bjdv6n6-550
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12161/10238
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 40515-40525
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 40515-40525
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 40515-40525
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459934150656