O pesquisador e as crianças em investigações sobre a infância: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/7 |
Resumo: | A discussão acerca da relação pesquisador e “pesquisado” é clássica na história das ciências. Ela remete a reflexões sobre assimetrias de poder, que, no caso de pesquisas com crianças, podem ser redobradas, já que a sociedade ocidental moderna é estruturada também por hierarquias etárias. Refletir sobre essas relações e suas implicações para pesquisas com crianças é o objetivo deste artigo, que conta, para tanto, com aportes da literatura sobre pesquisa qualitativa e dos chamados novos estudos sociais da infância. Conclui-se que, apesar de a convivência entre as pessoas no processo de pesquisa ser construída sempre de forma singular, a explicitação de pontos de atenção e de recomendações gerais, se não for tomada como receita, pode ser útil para a inserção do pesquisador no campo, por favorecer uma postura marcada pela reflexividade, tal como proposta por Pierre Bourdieu. |
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O pesquisador e as crianças em investigações sobre a infância: algumas consideraçõesA discussão acerca da relação pesquisador e “pesquisado” é clássica na história das ciências. Ela remete a reflexões sobre assimetrias de poder, que, no caso de pesquisas com crianças, podem ser redobradas, já que a sociedade ocidental moderna é estruturada também por hierarquias etárias. Refletir sobre essas relações e suas implicações para pesquisas com crianças é o objetivo deste artigo, que conta, para tanto, com aportes da literatura sobre pesquisa qualitativa e dos chamados novos estudos sociais da infância. Conclui-se que, apesar de a convivência entre as pessoas no processo de pesquisa ser construída sempre de forma singular, a explicitação de pontos de atenção e de recomendações gerais, se não for tomada como receita, pode ser útil para a inserção do pesquisador no campo, por favorecer uma postura marcada pela reflexividade, tal como proposta por Pierre Bourdieu.Vera CruzPrado, Renata Lopes Costa2011-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/710.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art7Veras; v. 1, n. 1 (2011); 86-992236-572910.14212/veras.vol1.n1.ano2011reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/7/6info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-07T22:12:13ZRevista |
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