Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168 |
Resumo: | Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida. |
id |
VERACRUZ-0_9740e6d21788fed1dc79e13b32eb1827 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28168 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience reportMonitoriaAvaliação PsicológicaEnsinoAprendizagem.Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2816810.34117/bjdv7n4-340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 38309-38318Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 38309-38318Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 38309-383182525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168/22311Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Luciano BarbosaBosco, Elcimar do AmaralCanedo, Geyssy YorranaFerreira, Sandra de Fátima Barbozade Carvalho, Ariane Cristina RamelloOrsini, Mara Rúbia de Camargo Alves2021-07-28T18:56:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28168Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:08.219194Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
title |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
spellingShingle |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report de Queiroz, Luciano Barbosa Monitoria Avaliação Psicológica Ensino Aprendizagem. |
title_short |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
title_full |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
title_fullStr |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
title_full_unstemmed |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
title_sort |
Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report |
author |
de Queiroz, Luciano Barbosa |
author_facet |
de Queiroz, Luciano Barbosa Bosco, Elcimar do Amaral Canedo, Geyssy Yorrana Ferreira, Sandra de Fátima Barboza de Carvalho, Ariane Cristina Ramello Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves |
author_role |
author |
author2 |
Bosco, Elcimar do Amaral Canedo, Geyssy Yorrana Ferreira, Sandra de Fátima Barboza de Carvalho, Ariane Cristina Ramello Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Queiroz, Luciano Barbosa Bosco, Elcimar do Amaral Canedo, Geyssy Yorrana Ferreira, Sandra de Fátima Barboza de Carvalho, Ariane Cristina Ramello Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoria Avaliação Psicológica Ensino Aprendizagem. |
topic |
Monitoria Avaliação Psicológica Ensino Aprendizagem. |
description |
Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168 10.34117/bjdv7n4-340 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168/22311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 38309-38318 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 38309-38318 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 38309-38318 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645525811986432 |