Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Queiroz, Luciano Barbosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bosco, Elcimar do Amaral, Canedo, Geyssy Yorrana, Ferreira, Sandra de Fátima Barboza, de Carvalho, Ariane Cristina Ramello, Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168
Resumo: Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida.  
id VERACRUZ-0_9740e6d21788fed1dc79e13b32eb1827
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28168
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience reportMonitoriaAvaliação PsicológicaEnsinoAprendizagem.Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2816810.34117/bjdv7n4-340Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 38309-38318Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 38309-38318Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 38309-383182525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168/22311Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Queiroz, Luciano BarbosaBosco, Elcimar do AmaralCanedo, Geyssy YorranaFerreira, Sandra de Fátima Barbozade Carvalho, Ariane Cristina RamelloOrsini, Mara Rúbia de Camargo Alves2021-07-28T18:56:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28168Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:08.219194Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
title Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
spellingShingle Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
de Queiroz, Luciano Barbosa
Monitoria
Avaliação Psicológica
Ensino
Aprendizagem.
title_short Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
title_full Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
title_fullStr Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
title_full_unstemmed Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
title_sort Monitoria na disciplina técnica de avaliação psicológica ii do curso de psicologia: relato de experiência / Monitoring in the technical discipline of psychological evaluation ii of the psychology course: experience report
author de Queiroz, Luciano Barbosa
author_facet de Queiroz, Luciano Barbosa
Bosco, Elcimar do Amaral
Canedo, Geyssy Yorrana
Ferreira, Sandra de Fátima Barboza
de Carvalho, Ariane Cristina Ramello
Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
author_role author
author2 Bosco, Elcimar do Amaral
Canedo, Geyssy Yorrana
Ferreira, Sandra de Fátima Barboza
de Carvalho, Ariane Cristina Ramello
Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Queiroz, Luciano Barbosa
Bosco, Elcimar do Amaral
Canedo, Geyssy Yorrana
Ferreira, Sandra de Fátima Barboza
de Carvalho, Ariane Cristina Ramello
Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoria
Avaliação Psicológica
Ensino
Aprendizagem.
topic Monitoria
Avaliação Psicológica
Ensino
Aprendizagem.
description Este trabalho constitui um relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Técnica de Avaliação Psicológica II" do curso de Psicologia. Objetiva destacar a importância da monitoria para a aprendizagem do conteúdo programático da disciplina e para a formação de psicólogos éticos e responsáveis. Ela possibilita ajudar os alunos com maiores dificuldades na compreensão do conteúdo e na realização das atividades relacionadas às técnicas de avaliação bem como garantir a eles uma inserção na prática de Avaliação Psicológica atenta às resoluções e instruções normativas pertinentes (BRASIL, 2005/2021; 2018/2021). A monitoria também prepara o monitor para atividades de docência, possibilitando um aprofundamento teórico e prático, e contribui para a melhoria do curso de Psicologia e a formação de seus acadêmicos. Os resultados obtidos apontam para a importância do Programa de Monitoria e para uma prática pedagógica construída coletivamente e sensível às necessidades de cada estudante, da profissão e da comunidade atendida.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168
10.34117/bjdv7n4-340
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28168/22311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 38309-38318
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 38309-38318
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 38309-38318
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645525811986432