Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256 |
Resumo: | O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos. |
id |
VERACRUZ-0_97467805470dc036eadf0cdf6342e354 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32256 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practiceCurrículoPrática DocentePedagogia Crítica e Cultural.O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3225610.34117/bjdv7n7-017Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65415-65427Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65415-65427Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65415-654272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDublante, Carlos André de SousaSilveira, Francisca Morais daBezerra, Gardênia de AlmeidaFerreira, Heridan de Jesus Guterres PavãoSilva, Janilda Lima dos SantosSilva, Raiânisan Felizardo daRocha, Rosana Araújo2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32256Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:02.995290Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
title |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
spellingShingle |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice Dublante, Carlos André de Sousa Currículo Prática Docente Pedagogia Crítica e Cultural. |
title_short |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
title_full |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
title_fullStr |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
title_full_unstemmed |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
title_sort |
Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice |
author |
Dublante, Carlos André de Sousa |
author_facet |
Dublante, Carlos André de Sousa Silveira, Francisca Morais da Bezerra, Gardênia de Almeida Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Silva, Janilda Lima dos Santos Silva, Raiânisan Felizardo da Rocha, Rosana Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Francisca Morais da Bezerra, Gardênia de Almeida Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Silva, Janilda Lima dos Santos Silva, Raiânisan Felizardo da Rocha, Rosana Araújo |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dublante, Carlos André de Sousa Silveira, Francisca Morais da Bezerra, Gardênia de Almeida Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão Silva, Janilda Lima dos Santos Silva, Raiânisan Felizardo da Rocha, Rosana Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Prática Docente Pedagogia Crítica e Cultural. |
topic |
Currículo Prática Docente Pedagogia Crítica e Cultural. |
description |
O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256 10.34117/bjdv7n7-017 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65415-65427 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65415-65427 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65415-65427 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645543211008000 |