Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dublante, Carlos André de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silveira, Francisca Morais da, Bezerra, Gardênia de Almeida, Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão, Silva, Janilda Lima dos Santos, Silva, Raiânisan Felizardo da, Rocha, Rosana Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256
Resumo: O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos.
id VERACRUZ-0_97467805470dc036eadf0cdf6342e354
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32256
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practiceCurrículoPrática DocentePedagogia Crítica e Cultural.O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3225610.34117/bjdv7n7-017Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65415-65427Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65415-65427Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65415-654272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDublante, Carlos André de SousaSilveira, Francisca Morais daBezerra, Gardênia de AlmeidaFerreira, Heridan de Jesus Guterres PavãoSilva, Janilda Lima dos SantosSilva, Raiânisan Felizardo daRocha, Rosana Araújo2021-09-14T13:00:35Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32256Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:02.995290Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
title Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
spellingShingle Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
Dublante, Carlos André de Sousa
Currículo
Prática Docente
Pedagogia Crítica e Cultural.
title_short Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
title_full Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
title_fullStr Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
title_full_unstemmed Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
title_sort Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice
author Dublante, Carlos André de Sousa
author_facet Dublante, Carlos André de Sousa
Silveira, Francisca Morais da
Bezerra, Gardênia de Almeida
Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Silva, Janilda Lima dos Santos
Silva, Raiânisan Felizardo da
Rocha, Rosana Araújo
author_role author
author2 Silveira, Francisca Morais da
Bezerra, Gardênia de Almeida
Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Silva, Janilda Lima dos Santos
Silva, Raiânisan Felizardo da
Rocha, Rosana Araújo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dublante, Carlos André de Sousa
Silveira, Francisca Morais da
Bezerra, Gardênia de Almeida
Ferreira, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Silva, Janilda Lima dos Santos
Silva, Raiânisan Felizardo da
Rocha, Rosana Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Prática Docente
Pedagogia Crítica e Cultural.
topic Currículo
Prática Docente
Pedagogia Crítica e Cultural.
description O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256
10.34117/bjdv7n7-017
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32256/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 65415-65427
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 65415-65427
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 65415-65427
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645543211008000