Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Riani, Priscylla Lilliam Knopp
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Tutrut, Elaine Macedo Periard
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825
Resumo: Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas.
id VERACRUZ-0_97e59728b725af7f2788d5592180e892
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17825
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas GeraisFisioterapiaAtenção Primária à SaúdePromoção da SaúdeEducação em Saúde.Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1782510.34117/bjdv6n10-100Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75421-75427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75421-75427Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75421-754272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825/14441Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiani, Priscylla Lilliam KnoppTutrut, Elaine Macedo Periard2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17825Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:15.080462Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
title Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
spellingShingle Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
Riani, Priscylla Lilliam Knopp
Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Educação em Saúde.
title_short Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
title_full Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
title_fullStr Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
title_full_unstemmed Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
title_sort Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
author Riani, Priscylla Lilliam Knopp
author_facet Riani, Priscylla Lilliam Knopp
Tutrut, Elaine Macedo Periard
author_role author
author2 Tutrut, Elaine Macedo Periard
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Riani, Priscylla Lilliam Knopp
Tutrut, Elaine Macedo Periard
dc.subject.por.fl_str_mv Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Educação em Saúde.
topic Fisioterapia
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Educação em Saúde.
description Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825
10.34117/bjdv6n10-100
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825/14441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75421-75427
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75421-75427
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75421-75427
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645482934665216