Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825 |
Resumo: | Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas. |
id |
VERACRUZ-0_97e59728b725af7f2788d5592180e892 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17825 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas GeraisFisioterapiaAtenção Primária à SaúdePromoção da SaúdeEducação em Saúde.Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1782510.34117/bjdv6n10-100Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75421-75427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75421-75427Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75421-754272525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825/14441Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRiani, Priscylla Lilliam KnoppTutrut, Elaine Macedo Periard2021-02-04T12:50:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17825Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:15.080462Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
title |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
spellingShingle |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais Riani, Priscylla Lilliam Knopp Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Educação em Saúde. |
title_short |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
title_full |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
title_fullStr |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
title_sort |
Fisioterapia na Atenção Primária: Experiência de estágio curricular em Barbacena/Minas Gerais / Physiotherapy in Primary Care: Curricular internship experience in Barbacena / Minas Gerais |
author |
Riani, Priscylla Lilliam Knopp |
author_facet |
Riani, Priscylla Lilliam Knopp Tutrut, Elaine Macedo Periard |
author_role |
author |
author2 |
Tutrut, Elaine Macedo Periard |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Riani, Priscylla Lilliam Knopp Tutrut, Elaine Macedo Periard |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Educação em Saúde. |
topic |
Fisioterapia Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Educação em Saúde. |
description |
Conforme estabelecido pelas diretrizes curriculares no Brasil, os estágios para a graduação em Fisioterapia devem contemplar não só práticas curativas, como também preventivas em todos os cenários de assistência do sistema de saúde, inclusive na Atenção Primária à Saúde (APS). Como a Fisioterapia tem forte característica reabilitacional, a experiência em APS se torna desafiadora para a docência e para os graduandos. Portanto, em 2015, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, situado em Barbacena, desenvolveu o estágio na Unidade de Atenção Primária em Saúde “Guido Roman” para oferecer uma vivência aos alunos nesse contexto. O presente texto traz o relato de tais atividades com o objetivo de difundir e potencializar o diálogo sobre práticas de ensino nessas unidades. Dentre as ações desenvolvidas no projeto, estão atividades para a Saúde do Idoso, do Adulto e da Criança, as quais envolvem abordagens individuais, em grupo, socioeducativas, preventivas e de promoção à saúde. Diversas limitações foram descritas após a implementação do cenário de ensino, no que diz respeito à conformidade com o proposto pelo Ministério da Saúde. Cabe mencionar as limitações de cobertura territorial, de continuidade das ações, de conhecimento dos próprios graduandos quanto ao seu papel de promotor e educador em saúde, além da dificuldade em aplicar a busca ativa de pacientes. Apesar da crescente produção acadêmica sobre o assunto, ainda existe um extenso caminho a ser percorrido na prestação de serviços em Unidades de Atenção Primária a Saúde pelos futuros fisioterapeutas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825 10.34117/bjdv6n10-100 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17825/14441 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 75421-75427 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 75421-75427 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 75421-75427 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482934665216 |