Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n11-216 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos. |
id |
VERACRUZ-0_9a8ef0d06451c3e63a339b70c29e0193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4703 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial EngineeringGestão do ConhecimentoModelo SECIMetodologia de EnsinoEngenharia de ProduçãoProblem Based Learning.Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/470310.34117/bjdv5n11-216Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25557-25571Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25557-25571Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25557-255712525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703/4345Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessIdie, Fabiana TiemiFerreira, Gabriela LimaBazan, Dayane LuciaFreitas, Matheus Ayrton TostaFogaça, Diego Rorato2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4703Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.699069Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
title |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
spellingShingle |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering Idie, Fabiana Tiemi Gestão do Conhecimento Modelo SECI Metodologia de Ensino Engenharia de Produção Problem Based Learning. Idie, Fabiana Tiemi Gestão do Conhecimento Modelo SECI Metodologia de Ensino Engenharia de Produção Problem Based Learning. |
title_short |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
title_full |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
title_fullStr |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
title_full_unstemmed |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
title_sort |
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering |
author |
Idie, Fabiana Tiemi |
author_facet |
Idie, Fabiana Tiemi Idie, Fabiana Tiemi Ferreira, Gabriela Lima Bazan, Dayane Lucia Freitas, Matheus Ayrton Tosta Fogaça, Diego Rorato Ferreira, Gabriela Lima Bazan, Dayane Lucia Freitas, Matheus Ayrton Tosta Fogaça, Diego Rorato |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Gabriela Lima Bazan, Dayane Lucia Freitas, Matheus Ayrton Tosta Fogaça, Diego Rorato |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Idie, Fabiana Tiemi Ferreira, Gabriela Lima Bazan, Dayane Lucia Freitas, Matheus Ayrton Tosta Fogaça, Diego Rorato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Modelo SECI Metodologia de Ensino Engenharia de Produção Problem Based Learning. |
topic |
Gestão do Conhecimento Modelo SECI Metodologia de Ensino Engenharia de Produção Problem Based Learning. |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703 10.34117/bjdv5n11-216 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703/4345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25557-25571 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25557-25571 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25557-25571 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183797708292096 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-216 |