Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Idie, Fabiana Tiemi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Gabriela Lima, Bazan, Dayane Lucia, Freitas, Matheus Ayrton Tosta, Fogaça, Diego Rorato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n11-216
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos.  
id VERACRUZ-0_9a8ef0d06451c3e63a339b70c29e0193
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4703
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial EngineeringGestão do ConhecimentoModelo SECIMetodologia de EnsinoEngenharia de ProduçãoProblem Based Learning.Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/470310.34117/bjdv5n11-216Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25557-25571Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25557-25571Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25557-255712525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703/4345Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessIdie, Fabiana TiemiFerreira, Gabriela LimaBazan, Dayane LuciaFreitas, Matheus Ayrton TostaFogaça, Diego Rorato2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4703Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.699069Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
title Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
spellingShingle Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
Idie, Fabiana Tiemi
Gestão do Conhecimento
Modelo SECI
Metodologia de Ensino
Engenharia de Produção
Problem Based Learning.
Idie, Fabiana Tiemi
Gestão do Conhecimento
Modelo SECI
Metodologia de Ensino
Engenharia de Produção
Problem Based Learning.
title_short Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
title_full Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
title_fullStr Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
title_full_unstemmed Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
title_sort Análise e propostas de melhoria para uma disciplina prática em Engenharia de Produção / Analysis and improvement proposals for a practical course in Industrial Engineering
author Idie, Fabiana Tiemi
author_facet Idie, Fabiana Tiemi
Idie, Fabiana Tiemi
Ferreira, Gabriela Lima
Bazan, Dayane Lucia
Freitas, Matheus Ayrton Tosta
Fogaça, Diego Rorato
Ferreira, Gabriela Lima
Bazan, Dayane Lucia
Freitas, Matheus Ayrton Tosta
Fogaça, Diego Rorato
author_role author
author2 Ferreira, Gabriela Lima
Bazan, Dayane Lucia
Freitas, Matheus Ayrton Tosta
Fogaça, Diego Rorato
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Idie, Fabiana Tiemi
Ferreira, Gabriela Lima
Bazan, Dayane Lucia
Freitas, Matheus Ayrton Tosta
Fogaça, Diego Rorato
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Modelo SECI
Metodologia de Ensino
Engenharia de Produção
Problem Based Learning.
topic Gestão do Conhecimento
Modelo SECI
Metodologia de Ensino
Engenharia de Produção
Problem Based Learning.
description Este artigo tem como objetivo analisar e propor melhorias para a metodologia de uma disciplina do curso de Engenharia de Produção, que visa trabalhar na prática assuntos teóricos de outras matérias da grade curricular. A partir de uma revisão bibliográfica e uma pesquisa exploratória, desenvolveu-se um estudo para investigar três metodologias de ensino aplicadas durante quatro anos, a fim de analisar o processo de aquisição do conhecimento pelos estudantes. As informações foram coletadas por intermédio de um questionário com alunos que cursaram a matéria. Para os professores aplicou-se uma entrevista. Após a coleta, descreveram-se os três métodos de ensino com o objetivo de serem estudados na espiral do conhecimento. Em seguida, listaram-se os problemas relatados para priorizá-los e posteriormente levantaram-se propostas de melhoria, isto é, duas metodologias diferentes para a disciplina, das quais, uma utiliza conceitos da técnica PBL. Por fim, uma nova espiral foi elaborada para avaliar os novos métodos de educação segundo a aprendizagem dos universitários. Este estudo apresenta contribuições teóricas ao relacionar o modelo SECI a metodologias de ensino e implicações práticas que podem ser valiosas para cursos, não só de engenharia de produção, que tenham disciplinas voltadas à aplicação dos conhecimentos dos alunos em trabalhos práticos.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703
10.34117/bjdv5n11-216
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4703/4345
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25557-25571
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25557-25571
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25557-25571
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797708292096
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n11-216