Estudo do Comportamento do Coeficiente de Encruamento da Liga Al-0,05%Cu- [0,35 - 0,45]%Fe modificada com 0,15%Zr. / Study of the Behavior of the Coefficient of Incruition of the Alloy Al-0.05% Cu- [0.35 - 0.45]% Fe Modified With 0.15% Zr.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19828 |
Resumo: | Através do ensaio de tração é possível obter propriedades mecânicas como o coeficiente de encruamento, propriedade esta que representa a capacidade do material em se deformar plasticamente, ou seja, quanto maior for coeficiente de encruamento, maior será a capacidade do material em se deformar plasticamente antes da estricção. Portanto, esse trabalho, tem como objetivo principal o estudo do Coeficiente de Encruamento (?) da liga Al-0,05%Cu-[0,35-0,45]%Fe-0,15%Zr através do método de Hollomon e, correlacionar os seus resultados com o Limite de Resistencia a Tração (LRT) obedecendo a normas (NBR 6810-10) para cada diâmetro (2,7; 3,0; 3,8 e 4,0)mm e com a finalidade de definir o diâmetro com melhor desempenho. Posteriormente o fio com melhor desempenho será submetido a dois teste de termorresistividade segundo o Protocolo COPEL (230°C/1h) e a Norma ASTM B941-10 (280°C/1h) com objetivo de avaliar e entender de que forma o tratamento térmico afeta o “n” e a resistência do material (LRT), em seguida será avaliado o alongamento e Razão de Microcavidades afim de avaliar e comparar a ductilidade do material com e sem tratamentos térmicos que pode ser mensurada pelo coeficiente de encruamento apresentados para o diâmetro de 3,00mm que o obteve o melhor resultado nos ensaios e análises realizadas. |
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