E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Valle, Tatiana Ladeira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Antunes, Tatiane de Alvarenga, de Oliveira, Diogo Abrantes, Zanini, Ângelo Tabet, dos Santos, Bruno Cassiano, Pedrosa, Yago Ricardo, Antunes, Carla Valéria de Alvarenga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv10n1-040
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212
Resumo: A implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. 
id VERACRUZ-0_9c979dc33450f8c1edb158b436d497d0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66212
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúdee-learningvalidaçãoe-AMBA implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6621210.34117/bjdv10n1-040Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 653-665Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 653-665Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 653-6652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212/47417do Valle, Tatiana LadeiraAntunes, Tatiane de Alvarengade Oliveira, Diogo AbrantesZanini, Ângelo Tabetdos Santos, Bruno CassianoPedrosa, Yago RicardoAntunes, Carla Valéria de Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66212Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:50.764029Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
title E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
spellingShingle E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
do Valle, Tatiana Ladeira
e-learning
validação
e-AMB
do Valle, Tatiana Ladeira
e-learning
validação
e-AMB
title_short E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
title_full E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
title_fullStr E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
title_full_unstemmed E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
title_sort E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
author do Valle, Tatiana Ladeira
author_facet do Valle, Tatiana Ladeira
do Valle, Tatiana Ladeira
Antunes, Tatiane de Alvarenga
de Oliveira, Diogo Abrantes
Zanini, Ângelo Tabet
dos Santos, Bruno Cassiano
Pedrosa, Yago Ricardo
Antunes, Carla Valéria de Alvarenga
Antunes, Tatiane de Alvarenga
de Oliveira, Diogo Abrantes
Zanini, Ângelo Tabet
dos Santos, Bruno Cassiano
Pedrosa, Yago Ricardo
Antunes, Carla Valéria de Alvarenga
author_role author
author2 Antunes, Tatiane de Alvarenga
de Oliveira, Diogo Abrantes
Zanini, Ângelo Tabet
dos Santos, Bruno Cassiano
Pedrosa, Yago Ricardo
Antunes, Carla Valéria de Alvarenga
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Valle, Tatiana Ladeira
Antunes, Tatiane de Alvarenga
de Oliveira, Diogo Abrantes
Zanini, Ângelo Tabet
dos Santos, Bruno Cassiano
Pedrosa, Yago Ricardo
Antunes, Carla Valéria de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
validação
e-AMB
topic e-learning
validação
e-AMB
description A implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. 
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212
10.34117/bjdv10n1-040
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212
identifier_str_mv 10.34117/bjdv10n1-040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212/47417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 653-665
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 653-665
Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 653-665
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183599483387904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv10n1-040