E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv10n1-040 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212 |
Resumo: | A implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. |
id |
VERACRUZ-0_9c979dc33450f8c1edb158b436d497d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66212 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúdee-learningvalidaçãoe-AMBA implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6621210.34117/bjdv10n1-040Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 653-665Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 653-665Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 653-6652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212/47417do Valle, Tatiana LadeiraAntunes, Tatiane de Alvarengade Oliveira, Diogo AbrantesZanini, Ângelo Tabetdos Santos, Bruno CassianoPedrosa, Yago RicardoAntunes, Carla Valéria de Alvarengainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-02T13:18:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66212Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:50.764029Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
title |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
spellingShingle |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde do Valle, Tatiana Ladeira e-learning validação e-AMB do Valle, Tatiana Ladeira e-learning validação e-AMB |
title_short |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
title_full |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
title_fullStr |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
title_full_unstemmed |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
title_sort |
E-AMB: um projeto piloto de e-learning na saúde |
author |
do Valle, Tatiana Ladeira |
author_facet |
do Valle, Tatiana Ladeira do Valle, Tatiana Ladeira Antunes, Tatiane de Alvarenga de Oliveira, Diogo Abrantes Zanini, Ângelo Tabet dos Santos, Bruno Cassiano Pedrosa, Yago Ricardo Antunes, Carla Valéria de Alvarenga Antunes, Tatiane de Alvarenga de Oliveira, Diogo Abrantes Zanini, Ângelo Tabet dos Santos, Bruno Cassiano Pedrosa, Yago Ricardo Antunes, Carla Valéria de Alvarenga |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Tatiane de Alvarenga de Oliveira, Diogo Abrantes Zanini, Ângelo Tabet dos Santos, Bruno Cassiano Pedrosa, Yago Ricardo Antunes, Carla Valéria de Alvarenga |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Valle, Tatiana Ladeira Antunes, Tatiane de Alvarenga de Oliveira, Diogo Abrantes Zanini, Ângelo Tabet dos Santos, Bruno Cassiano Pedrosa, Yago Ricardo Antunes, Carla Valéria de Alvarenga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
e-learning validação e-AMB |
topic |
e-learning validação e-AMB |
description |
A implementação do processo de ensino-aprendizado combinado, ou seja, aprendizado presencial tradicional e e-learning, na educação médica, possui elevado potencial para aprimorar a aquisição de conhecimento pelos discentes. Objetivo: Verificar a validação de face, conteúdo e construto do e-Amb como ferramenta de reprodução de situações de assistência médica ambulatorial, no contexto do ensino de clínica médica, em uma faculdade de medicina, na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais. Material e método: Discentes especialistas, alunos do ciclo básico e alunos do ciclo clínico da Faculdade de Medicina selecionados aleatoriamente, além do simulador E-Amb. Os participantes resolveram um caso clínico programado no E-AMB, porém, os especialistas resolveram o caso referente a sua especialidade dentro da clínica médica e os não especialistas resolveram casos clínicos randomizados. Antes de iniciarem a simulação, foi realizado uma breve demonstração do funcionamento do aplicativo. Resultados: a validação de construto foi demonstrada para as seguintes métricas pré-estabelecidas entre os grupos. Sendo a diferença mais significativa a vista entre o grupo Especialista (A) e o grupo Ciclo Básico (B) (grupo A vs grupo B): precisão para solicitar exames complementares (4,62 vs 1,02 pontos, P < 0,0001), precisão para elaborar o diagnóstico (5 vs 0,97 pontos, P < 0,0001), adequação para estabelecer os diagnósticos diferenciais (4,78 vs 0,32 pontos, P < 0,0001) e precisão na tomada de conduta (4,75 vs 2,05 pontos, P = 0,0011). Conclusão: O aplicativo revelou apresentar visualização realística para a grande maioria de suas funções. O e-AMB também demonstrou validação de construto, uma vez que os especialistas obtiveram resultados melhores do que os não especialistas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212 10.34117/bjdv10n1-040 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66212/47417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 10 No. 1 (2024); 653-665 Brazilian Journal of Development; Vol. 10 Núm. 1 (2024); 653-665 Brazilian Journal of Development; v. 10 n. 1 (2024); 653-665 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183599483387904 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv10n1-040 |