Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Daisy de Araújo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vilela, Isadora Prado de Araújo, Macêdo, Keila Márcia Ferreira de, Vilela, Marina Prado de Araújo, Rodrigues, Glauco Lima, Ferreira, Juliana Alves, Costa, Ana Cláudia Marinho da, Souza, Naiana Zaiden Rezende, Silva, Marianne Lucena da, Souza, Ana Lúcia Rezende, Tatmatsu-Rocha, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433
Resumo: No ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade   contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional.
id VERACRUZ-0_9deda6fbed34cdf2586df0bcbe655872
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13433
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical DisciplineAtenção à saúdeAssistência ao PacienteEstratégia de ensinoPraxisNo ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade   contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1343310.34117/bjdv6n7-465Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48288-48296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48288-48296Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48288-482962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433/11280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Daisy de AraújoVilela, Isadora Prado de AraújoMacêdo, Keila Márcia Ferreira deVilela, Marina Prado de AraújoRodrigues, Glauco LimaFerreira, Juliana AlvesCosta, Ana Cláudia Marinho daSouza, Naiana Zaiden RezendeSilva, Marianne Lucena daSouza, Ana Lúcia RezendeTatmatsu-Rocha, José Carlos2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:07.961121Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
title Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
spellingShingle Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
Vilela, Daisy de Araújo
Atenção à saúde
Assistência ao Paciente
Estratégia de ensino
Praxis
title_short Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
title_full Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
title_fullStr Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
title_full_unstemmed Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
title_sort Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
author Vilela, Daisy de Araújo
author_facet Vilela, Daisy de Araújo
Vilela, Isadora Prado de Araújo
Macêdo, Keila Márcia Ferreira de
Vilela, Marina Prado de Araújo
Rodrigues, Glauco Lima
Ferreira, Juliana Alves
Costa, Ana Cláudia Marinho da
Souza, Naiana Zaiden Rezende
Silva, Marianne Lucena da
Souza, Ana Lúcia Rezende
Tatmatsu-Rocha, José Carlos
author_role author
author2 Vilela, Isadora Prado de Araújo
Macêdo, Keila Márcia Ferreira de
Vilela, Marina Prado de Araújo
Rodrigues, Glauco Lima
Ferreira, Juliana Alves
Costa, Ana Cláudia Marinho da
Souza, Naiana Zaiden Rezende
Silva, Marianne Lucena da
Souza, Ana Lúcia Rezende
Tatmatsu-Rocha, José Carlos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Daisy de Araújo
Vilela, Isadora Prado de Araújo
Macêdo, Keila Márcia Ferreira de
Vilela, Marina Prado de Araújo
Rodrigues, Glauco Lima
Ferreira, Juliana Alves
Costa, Ana Cláudia Marinho da
Souza, Naiana Zaiden Rezende
Silva, Marianne Lucena da
Souza, Ana Lúcia Rezende
Tatmatsu-Rocha, José Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção à saúde
Assistência ao Paciente
Estratégia de ensino
Praxis
topic Atenção à saúde
Assistência ao Paciente
Estratégia de ensino
Praxis
description No ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade   contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433
10.34117/bjdv6n7-465
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433/11280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48288-48296
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48288-48296
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48288-48296
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645465180176384