Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433 |
Resumo: | No ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional. |
id |
VERACRUZ-0_9deda6fbed34cdf2586df0bcbe655872 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13433 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical DisciplineAtenção à saúdeAssistência ao PacienteEstratégia de ensinoPraxisNo ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1343310.34117/bjdv6n7-465Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48288-48296Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48288-48296Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48288-482962525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433/11280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilela, Daisy de AraújoVilela, Isadora Prado de AraújoMacêdo, Keila Márcia Ferreira deVilela, Marina Prado de AraújoRodrigues, Glauco LimaFerreira, Juliana AlvesCosta, Ana Cláudia Marinho daSouza, Naiana Zaiden RezendeSilva, Marianne Lucena daSouza, Ana Lúcia RezendeTatmatsu-Rocha, José Carlos2020-08-11T15:17:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/13433Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:07.961121Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
title |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
spellingShingle |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline Vilela, Daisy de Araújo Atenção à saúde Assistência ao Paciente Estratégia de ensino Praxis |
title_short |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
title_full |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
title_fullStr |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
title_full_unstemmed |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
title_sort |
Aplicação de Estratégia de Ensino no Ambiente Universitário em Disciplina Prática / Application of the Strategy of Education in the University Environment in Practical Discipline |
author |
Vilela, Daisy de Araújo |
author_facet |
Vilela, Daisy de Araújo Vilela, Isadora Prado de Araújo Macêdo, Keila Márcia Ferreira de Vilela, Marina Prado de Araújo Rodrigues, Glauco Lima Ferreira, Juliana Alves Costa, Ana Cláudia Marinho da Souza, Naiana Zaiden Rezende Silva, Marianne Lucena da Souza, Ana Lúcia Rezende Tatmatsu-Rocha, José Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Isadora Prado de Araújo Macêdo, Keila Márcia Ferreira de Vilela, Marina Prado de Araújo Rodrigues, Glauco Lima Ferreira, Juliana Alves Costa, Ana Cláudia Marinho da Souza, Naiana Zaiden Rezende Silva, Marianne Lucena da Souza, Ana Lúcia Rezende Tatmatsu-Rocha, José Carlos |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela, Daisy de Araújo Vilela, Isadora Prado de Araújo Macêdo, Keila Márcia Ferreira de Vilela, Marina Prado de Araújo Rodrigues, Glauco Lima Ferreira, Juliana Alves Costa, Ana Cláudia Marinho da Souza, Naiana Zaiden Rezende Silva, Marianne Lucena da Souza, Ana Lúcia Rezende Tatmatsu-Rocha, José Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção à saúde Assistência ao Paciente Estratégia de ensino Praxis |
topic |
Atenção à saúde Assistência ao Paciente Estratégia de ensino Praxis |
description |
No ensino em saúde estratégias educacionais favorecem o aprendizado, o Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, voltadas para um sujeito individual, com uma variação da discussão de “caso clínico”. Objetivo: Discutir o projeto terapêutico singular no contexto da multi profissionalidade; ressaltar a importância desta estratégia como prática a ser incorporada na rotina dos serviços de saúde e ferramenta de ensino-aprendizagem junto aos universitários. Metodologia: Relato de experiência da construção de um PTS por alunos de graduação, durante as aulas práticas. Resultados: Aluno como ser ativo na construção do seu conhecimento, desenvolvendo estratégias para atendimento em Fisioterapia. Conclusão: Ao aplicarmos a atividade contribuiu para reconhecimento das limitações permitiu o olhar para novas estratégias de ações que possam vir a beneficiar os idosos institucionalizados e contribuir para formação dos futuros profissionais, bem como a importância da equipe multi profissional. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433 10.34117/bjdv6n7-465 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13433/11280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 48288-48296 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 48288-48296 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 48288-48296 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645465180176384 |