O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schnitman, Ivana Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Nascimento, Ezequiel Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839
Resumo: A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem.  
id VERACRUZ-0_9e943becb7e1d0938d3edde2ab1ba50f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24839
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university studentsDispositivos MóveisPerformance AcadêmicaMultitarefa.A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2483910.34117/bjdv7n2-334Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16591-16610Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16591-16610Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16591-166102525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839/19808Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnitman, Ivana Mariado Nascimento, Ezequiel Batista2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24839Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.582922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
title O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
spellingShingle O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
Schnitman, Ivana Maria
Dispositivos Móveis
Performance Acadêmica
Multitarefa.
title_short O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
title_full O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
title_fullStr O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
title_full_unstemmed O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
title_sort O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
author Schnitman, Ivana Maria
author_facet Schnitman, Ivana Maria
do Nascimento, Ezequiel Batista
author_role author
author2 do Nascimento, Ezequiel Batista
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schnitman, Ivana Maria
do Nascimento, Ezequiel Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Dispositivos Móveis
Performance Acadêmica
Multitarefa.
topic Dispositivos Móveis
Performance Acadêmica
Multitarefa.
description A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839
10.34117/bjdv7n2-334
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839/19808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16591-16610
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16591-16610
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16591-16610
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512043134976