O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839 |
Resumo: | A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_9e943becb7e1d0938d3edde2ab1ba50f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24839 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university studentsDispositivos MóveisPerformance AcadêmicaMultitarefa.A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2483910.34117/bjdv7n2-334Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16591-16610Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16591-16610Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16591-166102525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839/19808Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchnitman, Ivana Mariado Nascimento, Ezequiel Batista2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24839Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.582922Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
title |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
spellingShingle |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students Schnitman, Ivana Maria Dispositivos Móveis Performance Acadêmica Multitarefa. |
title_short |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
title_full |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
title_fullStr |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
title_full_unstemmed |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
title_sort |
O uso de dispositivos móveis em sala de aula e a multitarefa: efeito na performance acadêmica de estudantes universitários / The use of mobile devices in the classroom and multitasking: effect on the academic performance of university students |
author |
Schnitman, Ivana Maria |
author_facet |
Schnitman, Ivana Maria do Nascimento, Ezequiel Batista |
author_role |
author |
author2 |
do Nascimento, Ezequiel Batista |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schnitman, Ivana Maria do Nascimento, Ezequiel Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dispositivos Móveis Performance Acadêmica Multitarefa. |
topic |
Dispositivos Móveis Performance Acadêmica Multitarefa. |
description |
A ampla utilização de dispositivos móveis está transformando as aulas no ensino superior. Este estudo examinou se a multitarefa desempenhada pelo uso de dispositivos móveis em sala de aula afeta a performance acadêmica de estudantes universitários. Estudantes foram divididos em três grupos (uso espontâneo, uso estimulado e não uso de dispositivos móveis) e sua aprendizagem foi comparada. A performance acadêmica do grupo ao qual foi solicitado a não utilização de dispositivos móveis foi superior à dos demais grupos. Estudantes também responderam a um questionário avaliando sua motivação para aprender, assim como a autoreferência do tempo de uso estimado de dispositivos móveis em sala de aula. Ambas medidas foram avaliadas como variáveis confundidoras e não apresentaram efeito na aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839 10.34117/bjdv7n2-334 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24839/19808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16591-16610 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16591-16610 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16591-16610 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512043134976 |