Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816 |
Resumo: | Ao considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP. Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção. |
id |
VERACRUZ-0_9f3eb1ff637714dccacc5d8d107bb521 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40816 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political ProjectEscolaSustentabilidadePolíticas EducacionaisAo considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP. Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4081610.34117/bjdv7n12-200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113044-113059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113044-113059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113044-1130592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Antonia Dilça Conceiçãode Morais, Sônia EduardoCampos, Carla Fonseca Alvesdos Santos, Vangela Azevedo2022-04-12T00:06:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:14.349537Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
title |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
spellingShingle |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project Lima, Antonia Dilça Conceição Escola Sustentabilidade Políticas Educacionais |
title_short |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
title_full |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
title_fullStr |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
title_sort |
Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project |
author |
Lima, Antonia Dilça Conceição |
author_facet |
Lima, Antonia Dilça Conceição de Morais, Sônia Eduardo Campos, Carla Fonseca Alves dos Santos, Vangela Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
de Morais, Sônia Eduardo Campos, Carla Fonseca Alves dos Santos, Vangela Azevedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Antonia Dilça Conceição de Morais, Sônia Eduardo Campos, Carla Fonseca Alves dos Santos, Vangela Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Sustentabilidade Políticas Educacionais |
topic |
Escola Sustentabilidade Políticas Educacionais |
description |
Ao considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP. Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816 10.34117/bjdv7n12-200 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113044-113059 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113044-113059 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113044-113059 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645571188064256 |