Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Antonia Dilça Conceição
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Morais, Sônia Eduardo, Campos, Carla Fonseca Alves, dos Santos, Vangela Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816
Resumo: Ao considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP.  Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção.   
id VERACRUZ-0_9f3eb1ff637714dccacc5d8d107bb521
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40816
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political ProjectEscolaSustentabilidadePolíticas EducacionaisAo considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP.  Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção.   Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4081610.34117/bjdv7n12-200Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113044-113059Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113044-113059Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113044-1130592525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Antonia Dilça Conceiçãode Morais, Sônia EduardoCampos, Carla Fonseca Alvesdos Santos, Vangela Azevedo2022-04-12T00:06:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40816Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:14.349537Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
title Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
spellingShingle Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
Lima, Antonia Dilça Conceição
Escola
Sustentabilidade
Políticas Educacionais
title_short Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
title_full Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
title_fullStr Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
title_full_unstemmed Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
title_sort Educação ambiental na escola Municipal Neuza Alvesda Silva: Uma análise no projeto político pedagógico da escola / Environmental education at the Neuza Alves da Silva Municipal School: An analysis of the school's pedagogical political Project
author Lima, Antonia Dilça Conceição
author_facet Lima, Antonia Dilça Conceição
de Morais, Sônia Eduardo
Campos, Carla Fonseca Alves
dos Santos, Vangela Azevedo
author_role author
author2 de Morais, Sônia Eduardo
Campos, Carla Fonseca Alves
dos Santos, Vangela Azevedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Antonia Dilça Conceição
de Morais, Sônia Eduardo
Campos, Carla Fonseca Alves
dos Santos, Vangela Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Sustentabilidade
Políticas Educacionais
topic Escola
Sustentabilidade
Políticas Educacionais
description Ao considerar a problemática relação entre o homem e o meio ambiente para atender as necessidades humanas, tem-se na educação ao longo dos séculos buscado maneiras mais conscientizadoras na adoção de práticas sustentáveis para retirar, consumir, reutilizar e descartar sem prejudicar a natureza. Desse modo, propomo-nos a pesquisar sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) e sua relação com Educação Ambiental (EA) na Escola Municipal Neuza Alves da Silva, Distrito de Jacilândia, Município de Araguanã/TO, no sentido de destacar o papel central que cabe a escola nesse processo, para sensibilizar a comunidade escolar para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Para tanto, como objetivos específicos buscamos descrever como a EA é abordada no PPP da referida escola; analisar quais ações são pontuadas neste documento para trabalhar a EA, na prática docente e avaliar quais são as possibilidades de implementação ou melhora desse processo no PPP.  Assim, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, a partir de um levantamento bibliográfico e documental sobre a temática Educação ambiental no PPP da escola. Diante disso, verificamos que a escola tem o dever de constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), objetivando a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de enfrentar os desafios da realidade socioambiental. Nesta perspectiva, fica evidente a importância de sensibilizar ações locais para que possam agir de modo responsável, conservando o ambiente saudável a partir de sua realidade/comunidade no âmbito escolar, fazendo com que a prática educativa dialogue com a problemática e possíveis soluções ou amenização das questões ambientais, uma vez que é preciso conscientizar da finitude desses recursos naturais e a não mudanças de hábitos humanos pode-nos levar a extinção.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816
10.34117/bjdv7n12-200
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40816/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 113044-113059
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 113044-113059
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 113044-113059
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645571188064256