Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11176 |
Resumo: | O comportamento do consumidor foi alterado com o advento da tecnologia, de forma que ele passou a dar mais importância à experiência da compra do que no produto em si. Esse contexto gerou modificações na arquitetura de interiores comerciais, uma vez que estes tiveram que se adequar passando a abrigar ambientes interativos, tecnológicos, personalizados, de permanência, dentre outros. O presente estudo é parte do projeto de pesquisa “Tendências de planejamento e projeto de espaços comerciais na era da experiência”. Segundo o método de Percepção Ambiental de Ferrara (1999), analisa interiores de três livrarias culturais contemporâneas situadas na cidade de São Paulo, Brasil. Com base na bibliografia estudada, foram elencados aspectos relacionados à “era da experiência” a serem identificados na amostra. Os resultados mostraram que as livrarias estudadas estão se modificando, incluindo em seus espaços áreas dinâmicas que atingem todos os sentidos dos consumidores. |
id |
VERACRUZ-0_a102df52a2e601d6dd06860fc17f0eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11176 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience”Era da experiênciainteriores comerciaistecnologialivrarias culturaisarquitetura comercial.O comportamento do consumidor foi alterado com o advento da tecnologia, de forma que ele passou a dar mais importância à experiência da compra do que no produto em si. Esse contexto gerou modificações na arquitetura de interiores comerciais, uma vez que estes tiveram que se adequar passando a abrigar ambientes interativos, tecnológicos, personalizados, de permanência, dentre outros. O presente estudo é parte do projeto de pesquisa “Tendências de planejamento e projeto de espaços comerciais na era da experiência”. Segundo o método de Percepção Ambiental de Ferrara (1999), analisa interiores de três livrarias culturais contemporâneas situadas na cidade de São Paulo, Brasil. Com base na bibliografia estudada, foram elencados aspectos relacionados à “era da experiência” a serem identificados na amostra. Os resultados mostraram que as livrarias estudadas estão se modificando, incluindo em seus espaços áreas dinâmicas que atingem todos os sentidos dos consumidores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1117610.34117/bjdv6n6-123Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34592-34604Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34592-34604Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34592-346042525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11176/9355Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGrassiotto, Maria Luiza FavaJanuzzi, Denise de Cássia RossettoRodrigues, Giovana SalesBortolo, Aline de2020-07-21T19:01:10Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11176Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:05.019359Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
title |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
spellingShingle |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” Grassiotto, Maria Luiza Fava Era da experiência interiores comerciais tecnologia livrarias culturais arquitetura comercial. |
title_short |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
title_full |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
title_fullStr |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
title_full_unstemmed |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
title_sort |
Livrarias contemporâneas na “era da experiência” / Contemporary bookstores in the “era of experience” |
author |
Grassiotto, Maria Luiza Fava |
author_facet |
Grassiotto, Maria Luiza Fava Januzzi, Denise de Cássia Rossetto Rodrigues, Giovana Sales Bortolo, Aline de |
author_role |
author |
author2 |
Januzzi, Denise de Cássia Rossetto Rodrigues, Giovana Sales Bortolo, Aline de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grassiotto, Maria Luiza Fava Januzzi, Denise de Cássia Rossetto Rodrigues, Giovana Sales Bortolo, Aline de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Era da experiência interiores comerciais tecnologia livrarias culturais arquitetura comercial. |
topic |
Era da experiência interiores comerciais tecnologia livrarias culturais arquitetura comercial. |
description |
O comportamento do consumidor foi alterado com o advento da tecnologia, de forma que ele passou a dar mais importância à experiência da compra do que no produto em si. Esse contexto gerou modificações na arquitetura de interiores comerciais, uma vez que estes tiveram que se adequar passando a abrigar ambientes interativos, tecnológicos, personalizados, de permanência, dentre outros. O presente estudo é parte do projeto de pesquisa “Tendências de planejamento e projeto de espaços comerciais na era da experiência”. Segundo o método de Percepção Ambiental de Ferrara (1999), analisa interiores de três livrarias culturais contemporâneas situadas na cidade de São Paulo, Brasil. Com base na bibliografia estudada, foram elencados aspectos relacionados à “era da experiência” a serem identificados na amostra. Os resultados mostraram que as livrarias estudadas estão se modificando, incluindo em seus espaços áreas dinâmicas que atingem todos os sentidos dos consumidores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11176 10.34117/bjdv6n6-123 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11176 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11176/9355 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 34592-34604 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 34592-34604 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 34592-34604 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645456083779584 |