Educação permanente aplicada a equipe de enfermagem sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva no município de Tucuruí-PA / Permanent education applied to the nursing team on prevention and treatment of pressure injury in an intensive care unit in the municipality of Tucuruí-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Letícia Cristina Farias
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cordeiro, Letícia Regina Maia, Reis, Daniele Lima dos Anjos, Medeiros, Tania de Sousa Pinheiro, da Silva, Leiliane do Socorro Prestes, Borges, Renata Campos de Sousa, Barros, Carla Carolina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8012
Resumo: Introdução. No Brasil, uma pesquisa realizada em São Paulo observou que a Lesão por Pressão acomete principalmente pacientes acamados por longo período, sendo comum em Unidade de Terapia Intensiva. A Educação Permanente em Saúde é uma proposta para a formação dos profissionais da saúde, no qual, as bases teóricas que a constituem buscam a valorização do saber e dos usuários que interagem e intervém a partir da reflexão das práticas de saúde. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da educação permanente aplicada à equipe de enfermagem da UTI de um hospital público de grande porte no município de Tucuruí, estado do Pará. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará durante o estágio supervisionado na UTI do Hospital Regional do município de Tucuruí, através da capacitação dos profissionais de saúde do setor. Resultados. Após abordagem para avaliação dos serviços de trabalhos no setor do referido Hospital através da observação da rotina de cuidados a pele dos pacientes, identificaram-se dúvidas referentes a cuidados quanto à monitorização da pele, em seguida, fez-se uma análise científica em livros, artigos nas bases de dados e no site da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética para o embasamento teórico. Dessa maneira, a terceira etapa consistiu na aplicação da capacitação, que teve como título “Vamos falar sobre LPP?”, realizada nos turnos matutino e vespertino, escolhidos por conveniência. Foi sugerido como meio de facilitar e adequar a assistência prestada aos pacientes críticos, uma ficha de avaliação lesional e de risco de desenvolvimento de LPP adaptada de Bergstrom, Braden, Laguzza, contendo a escala de Braden. Conclusão.  O tratamento das LPP apresenta dificuldade quanto ao tempo de internação versus ao surgimento da mesma, explicitando a necessidade da prevenção como otimização dos cuidados de pacientes internados em UTI. Diante disso, percebe-se que a identificação do risco de cada paciente em apresentar essas lesões possibilitando que estratégias de prevenção sejam formuladas e implementadas pela equipe multiprofissional visando a reduzir a incidência de LPP no setor do presente estudo, e aos impactos gerados por esse agravo. 
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spelling Educação permanente aplicada a equipe de enfermagem sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão em unidade de terapia intensiva no município de Tucuruí-PA / Permanent education applied to the nursing team on prevention and treatment of pressure injury in an intensive care unit in the municipality of Tucuruí-PAEducação permanente. Lesão por pressão. PrevençãoIntrodução. No Brasil, uma pesquisa realizada em São Paulo observou que a Lesão por Pressão acomete principalmente pacientes acamados por longo período, sendo comum em Unidade de Terapia Intensiva. A Educação Permanente em Saúde é uma proposta para a formação dos profissionais da saúde, no qual, as bases teóricas que a constituem buscam a valorização do saber e dos usuários que interagem e intervém a partir da reflexão das práticas de saúde. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da educação permanente aplicada à equipe de enfermagem da UTI de um hospital público de grande porte no município de Tucuruí, estado do Pará. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará durante o estágio supervisionado na UTI do Hospital Regional do município de Tucuruí, através da capacitação dos profissionais de saúde do setor. Resultados. Após abordagem para avaliação dos serviços de trabalhos no setor do referido Hospital através da observação da rotina de cuidados a pele dos pacientes, identificaram-se dúvidas referentes a cuidados quanto à monitorização da pele, em seguida, fez-se uma análise científica em livros, artigos nas bases de dados e no site da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética para o embasamento teórico. Dessa maneira, a terceira etapa consistiu na aplicação da capacitação, que teve como título “Vamos falar sobre LPP?”, realizada nos turnos matutino e vespertino, escolhidos por conveniência. Foi sugerido como meio de facilitar e adequar a assistência prestada aos pacientes críticos, uma ficha de avaliação lesional e de risco de desenvolvimento de LPP adaptada de Bergstrom, Braden, Laguzza, contendo a escala de Braden. Conclusão.  O tratamento das LPP apresenta dificuldade quanto ao tempo de internação versus ao surgimento da mesma, explicitando a necessidade da prevenção como otimização dos cuidados de pacientes internados em UTI. Diante disso, percebe-se que a identificação do risco de cada paciente em apresentar essas lesões possibilitando que estratégias de prevenção sejam formuladas e implementadas pela equipe multiprofissional visando a reduzir a incidência de LPP no setor do presente estudo, e aos impactos gerados por esse agravo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/801210.34117/bjdv6n3-378Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 14846-14858Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 14846-14858Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 14846-148582525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8012/6943Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Letícia Cristina FariasCordeiro, Letícia Regina MaiaReis, Daniele Lima dos AnjosMedeiros, Tania de Sousa Pinheiroda Silva, Leiliane do Socorro PrestesBorges, Renata Campos de SousaBarros, Carla Carolina Rodrigues2020-05-27T17:55:20Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8012Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:40.005694Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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