O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896 |
Resumo: | O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. |
id |
VERACRUZ-0_a14ad097a976760a1c04ccd6960f2da1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24896 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perceptionManequinsEducação ContinuadaTreinamento por SimulaçãoUnidades de Terapia Intensiva NeonatalRecém-NascidoEducação em EnfermagemEducação Médica.O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489610.34117/bjdv7n2-354Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16881-16892Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16881-16892Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16881-168922525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896/19845Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, Ana Paula Aparecida dos Santosdo Santos, Deivid RamosTannus, Lorena de Oliveirada Silva, Lêda LimaYasojima, Edson Yuzur2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24896Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.818811Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
title |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
spellingShingle |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos Manequins Educação Continuada Treinamento por Simulação Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Recém-Nascido Educação em Enfermagem Educação Médica. |
title_short |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
title_full |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
title_fullStr |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
title_full_unstemmed |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
title_sort |
O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception |
author |
Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos |
author_facet |
Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos do Santos, Deivid Ramos Tannus, Lorena de Oliveira da Silva, Lêda Lima Yasojima, Edson Yuzur |
author_role |
author |
author2 |
do Santos, Deivid Ramos Tannus, Lorena de Oliveira da Silva, Lêda Lima Yasojima, Edson Yuzur |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos do Santos, Deivid Ramos Tannus, Lorena de Oliveira da Silva, Lêda Lima Yasojima, Edson Yuzur |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manequins Educação Continuada Treinamento por Simulação Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Recém-Nascido Educação em Enfermagem Educação Médica. |
topic |
Manequins Educação Continuada Treinamento por Simulação Unidades de Terapia Intensiva Neonatal Recém-Nascido Educação em Enfermagem Educação Médica. |
description |
O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896 10.34117/bjdv7n2-354 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896/19845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16881-16892 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16881-16892 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16881-16892 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512084029440 |