O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Santos, Deivid Ramos, Tannus, Lorena de Oliveira, da Silva, Lêda Lima, Yasojima, Edson Yuzur
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896
Resumo: O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. 
id VERACRUZ-0_a14ad097a976760a1c04ccd6960f2da1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24896
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perceptionManequinsEducação ContinuadaTreinamento por SimulaçãoUnidades de Terapia Intensiva NeonatalRecém-NascidoEducação em EnfermagemEducação Médica.O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2489610.34117/bjdv7n2-354Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16881-16892Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16881-16892Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16881-168922525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896/19845Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVarela, Ana Paula Aparecida dos Santosdo Santos, Deivid RamosTannus, Lorena de Oliveirada Silva, Lêda LimaYasojima, Edson Yuzur2022-06-24T19:06:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24896Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:37.818811Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
title O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
spellingShingle O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos
Manequins
Educação Continuada
Treinamento por Simulação
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Recém-Nascido
Educação em Enfermagem
Educação Médica.
title_short O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
title_full O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
title_fullStr O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
title_full_unstemmed O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
title_sort O uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva: percepção dos profissionais / The use of neonatal and pediatric dummy as a teaching tool in intensive care unit: professionals 'perception
author Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos
author_facet Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos
do Santos, Deivid Ramos
Tannus, Lorena de Oliveira
da Silva, Lêda Lima
Yasojima, Edson Yuzur
author_role author
author2 do Santos, Deivid Ramos
Tannus, Lorena de Oliveira
da Silva, Lêda Lima
Yasojima, Edson Yuzur
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Ana Paula Aparecida dos Santos
do Santos, Deivid Ramos
Tannus, Lorena de Oliveira
da Silva, Lêda Lima
Yasojima, Edson Yuzur
dc.subject.por.fl_str_mv Manequins
Educação Continuada
Treinamento por Simulação
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Recém-Nascido
Educação em Enfermagem
Educação Médica.
topic Manequins
Educação Continuada
Treinamento por Simulação
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Recém-Nascido
Educação em Enfermagem
Educação Médica.
description O envolvimento da equipe no processo de ensino-aprendizagem na UTI pediátrica e neonatal é imprescindível, treinamentos nestas áreas tem objetivo otimizar o desempenho da equipe. Objetivo: identificar a percepção dos profissionais responsáveis pela educação continuada e treinamentos na UTI sobre o uso de manequim neonatal e pediátrico como ferramenta de ensino. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido em dois hospitais públicos em Marabá/ Pará, de 07 e 14 setembro de 2020, com participação de 13 profissionais de saúde com atuação em UTI neonatal / pediátrica, responsável diretamente pelo treinamento dos funcionários. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, os dados analisados e expostos na forma de estatística descritiva, organizados em tabelas. Resultados: A amostra contou 03 médicos, 05 enfermeiros, 02 fonoaudiólogos e 03 fisioterapeutas, com predomínio sexo feminino (92,3%), média de 39 anos (entre 30 e 53 anos), 61,53% da amostra com ? 10 anos de formação. Observou-se que para a maioria das questões investigadas, especialmente no que se refere à questão sobre eficácia dos treinamentos, 61,53% apontaram que os treinamentos precisam ser inovados e necessitam de mais ferramentas, 100% declaram ser o plantonista o maior responsável pelo processo educativo beira leito, concordaram com potencial do ensino com manequim de treinamento antes do cuidado direto com paciente. Conclusão: O uso de manequim neonatal e pediátrico é viável como ferramenta de ensino em unidade de terapia intensiva, com envolvimento da equipe multiprofissional podendo agregar qualidade aos serviços prestados, de forma mais competente, produtiva e segura. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896
10.34117/bjdv7n2-354
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24896/19845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16881-16892
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16881-16892
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16881-16892
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512084029440