Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Barbara Dias, de Assis, Lazara Michelle Araújo, de Morais, Marina Gomes, de Paula, Cácia Régia, Freitas, Dilma Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n3-438
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862
Resumo: Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método:  Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e  no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais.
id VERACRUZ-0_a1b96a4a2b023f5a0c74ae9d4d3f5e56
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45862
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing studentssaúde coletivavisita domiciliarconsulta de enfermagemsala de espera.Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método:  Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e  no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4586210.34117/bjdv8n3-438Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22406-22419Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22406-22419Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22406-224192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Eduarda Naiany de OliveiraPereira, Barbara Diasde Assis, Lazara Michelle Araújode Morais, Marina Gomesde Paula, Cácia RégiaFreitas, Dilma Elias2022-05-12T18:42:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45862Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:14.155500Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
title Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
spellingShingle Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
saúde coletiva
visita domiciliar
consulta de enfermagem
sala de espera.
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
saúde coletiva
visita domiciliar
consulta de enfermagem
sala de espera.
title_short Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
title_full Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
title_fullStr Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
title_full_unstemmed Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
title_sort Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
author Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
author_facet Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
Pereira, Barbara Dias
de Assis, Lazara Michelle Araújo
de Morais, Marina Gomes
de Paula, Cácia Régia
Freitas, Dilma Elias
Pereira, Barbara Dias
de Assis, Lazara Michelle Araújo
de Morais, Marina Gomes
de Paula, Cácia Régia
Freitas, Dilma Elias
author_role author
author2 Pereira, Barbara Dias
de Assis, Lazara Michelle Araújo
de Morais, Marina Gomes
de Paula, Cácia Régia
Freitas, Dilma Elias
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira
Pereira, Barbara Dias
de Assis, Lazara Michelle Araújo
de Morais, Marina Gomes
de Paula, Cácia Régia
Freitas, Dilma Elias
dc.subject.por.fl_str_mv saúde coletiva
visita domiciliar
consulta de enfermagem
sala de espera.
topic saúde coletiva
visita domiciliar
consulta de enfermagem
sala de espera.
description Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método:  Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e  no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862
10.34117/bjdv8n3-438
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22406-22419
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22406-22419
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22406-22419
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822246609399840768
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n3-438