Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-438 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862 |
Resumo: | Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método: Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais. |
id |
VERACRUZ-0_a1b96a4a2b023f5a0c74ae9d4d3f5e56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45862 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing studentssaúde coletivavisita domiciliarconsulta de enfermagemsala de espera.Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método: Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4586210.34117/bjdv8n3-438Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22406-22419Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22406-22419Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22406-224192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Eduarda Naiany de OliveiraPereira, Barbara Diasde Assis, Lazara Michelle Araújode Morais, Marina Gomesde Paula, Cácia RégiaFreitas, Dilma Elias2022-05-12T18:42:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45862Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:14.155500Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
title |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
spellingShingle |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira saúde coletiva visita domiciliar consulta de enfermagem sala de espera. Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira saúde coletiva visita domiciliar consulta de enfermagem sala de espera. |
title_short |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
title_full |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
title_fullStr |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
title_full_unstemmed |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
title_sort |
Vivências do ensino prático de enfermagem em saúde coletiva: perspectiva das acadêmicas de enfermagem / Experiences of practical nursing teaching in collective health: perspective of nursing students |
author |
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira |
author_facet |
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira Pereira, Barbara Dias de Assis, Lazara Michelle Araújo de Morais, Marina Gomes de Paula, Cácia Régia Freitas, Dilma Elias Pereira, Barbara Dias de Assis, Lazara Michelle Araújo de Morais, Marina Gomes de Paula, Cácia Régia Freitas, Dilma Elias |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Barbara Dias de Assis, Lazara Michelle Araújo de Morais, Marina Gomes de Paula, Cácia Régia Freitas, Dilma Elias |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Eduarda Naiany de Oliveira Pereira, Barbara Dias de Assis, Lazara Michelle Araújo de Morais, Marina Gomes de Paula, Cácia Régia Freitas, Dilma Elias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
saúde coletiva visita domiciliar consulta de enfermagem sala de espera. |
topic |
saúde coletiva visita domiciliar consulta de enfermagem sala de espera. |
description |
Introdução: O estudo tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas na disciplina de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva: fundamentos práticos, incluindo impactos, dificuldades e aprendizados inerentes ao papel da enfermagem na atuação profissional. Método: Atividade realizada por alunas de enfermagem em cinco encontros presenciais que visaram a construção de experiências e saberes práticos destinados à consulta de enfermagem, visita domiciliar e atividades de saúde coletiva na unidade de saúde englobando como público alvo, a população em geral. No primeiro momento foram realizados aprofundamentos teóricos e discussão sobre as atividades que seriam contempladas na consulta de enfermagem. No segundo momento foram realizadas exposições dialogadas com o público da sala de espera de modo à desenvolver uma prática de educação em saúde em que as pessoas se sintam confortáveis em compartilhar seus anseios e questionamentos e o terceiro momento contemplou a visita domiciliar no exercício da assistência multiprofissional, onde foi possível elencar problemas de saúde e vivenciar a holística do atendimento à pessoa idosa. Descrição da vivência: Na unidade foram realizadas consultas de enfermagem semanais, onde os principais atendimentos envolveram saúde da mulher e acompanhamento pré-natal, além disso, através de agendamento prévio, houve a oportunidade de realização do acompanhamento da visita domiciliar e no âmbito de educação em saúde, a sala de espera proporcionou uma conversa com os usuários sobre alguns temas extremamente necessários. Conclusão: A experiência contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades relacionadas às ações individuais e coletivas de promoção, prevenção e reabilitação de saúde, sobretudo na perspectiva de futuros profissionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862 10.34117/bjdv8n3-438 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45862/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22406-22419 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22406-22419 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22406-22419 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246609399840768 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-438 |